A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP), por meio do Patronato Penitenciário, está oferecendo três cursos destinados aos egressos do sistema prisional. A ação tem a parceria da Faculdade Alfa e objetiva levar capacitação aos reeducandos que estão sob o regime aberto ou em livramento condicional para que tenham a oportunidade de acesso ao mercado de trabalho. As aulas teóricas e práticas acontecem no auditório do Patronato, no bairro de São José.
Ao todo, 45 participantes fazem parte dos cursos de eletricista, cuidador de idosos e designer de sobrancelha. Os treinamentos, que ocorrem semanalmente, serão concluídos no mês de junho. Os participantes aprendem noções básicas e conhecimentos técnicos em cada uma das áreas.
“Essa ação tem como principal objetivo oferecer qualificação profissional às pessoas que estão em processo de reintegração social, fortalecendo as oportunidades de trabalho e autonomia financeira. No Patronato, acreditamos que investir em capacitação é uma das formas mais efetivas de transformar realidades e romper ciclos de exclusão”, afirmou a superintendente do Patronato Penitenciário, Anna Rafaela.
Encontra-se também em andamento o curso de refrigeração industrial para 20 reeducandos, resultado da parceria do Patronato com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A capacitação ocorre até o final deste mês. Todos os cursos oferecidos pelo Patronato Penitenciário oferecem certificados de conclusão.