A população de Parnamirim no Sertão Central do Estado de Pernambuco, já está vivendo clima de política antecipada com discursões em torno do pleito eleitoral de 2028. Tanto que alguns nomes são ventilados como possíveis adversários do prefeito Múcio Angelim, entre esses nomes constam o de aliados a exemplo do presidente da câmara de vereadores, Pedão.
O município sertanejo tem histórico de rupturas de aliados do prefeito, a começar com Nininho Carvalho que era o vice de Fernando e enfrentou o mesmo na eleição de 2008. Na sequência o vice de Nininho que era o Múcio Angelim rompeu com ele e o enfrentou em 2012; no pleito de 2020 o vice de Tácio Pontes que era Nivaldo Mendes se aliou ao adversário Múcio Angelim.
Pedão está no 5º mandato de vereador e pela primeira vez foi eleito presidente da câmara municipal, ele saiu das urnas em 2024 com a maior votação da história política de Parnamirim. Pedão diz que vai trabalhar para a reeleição de Múcio Angelim e Nivaldo Mendes, e que não tem nenhuma pretensão de sair candidato a prefeito nem a vice de quem quer que seja.
A oposição ao prefeito Múcio Angelim pensa diferente, assim como muitos integrantes do governo. Pedão é visto por muitos como potencial candidato a uma vaga na majoritária em 2028, resta saber se Pedão vai ser o vice de Múcio ou vai liderar a oposição para enfrentar o próprio prefeito. Em fala recente, Pedão demonstrou mágoa com o governo e aliados na Câmara.
Na verdade, a próxima eleição é para escolher Deputados, Senadores, Governador e Presidente da República. No entanto, Parnamirim já está no clima da eleição municipal de 2028, Múcio se prepara para a ir à reeleição e o governo já está com as barbas de molho. A oposição torcendo pelo fogo amigo, com isso sair fortalecida para o confronto de 2028.
Blog do Didi Galvão

