Em 2026, eleitores de todo o Brasil vão escolher 2 senadores de cada Unidade da Federação; as vagas em jogo no estado de Pernambuco estão sendo ocupadas por Humberto Costa (PT) e Fernando Dueire (MDB)
Vários levantamentos indicam que haverá disputas acirradíssimas em Pernambuco; os dois detentores de mandatos estão na corrida para tentar renovar os mandatos. Ainda constam na lista os ex-prefeitos Anderson Ferreira (PL), de Jaboatão dos Guararapes, e Miguel Coelho (UB), de Petrolina. Também o deputado federal Eduardo da Fonte (PP), o ex-ministro do Turismo Gilson Machado (PL), Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos, e a ex-deputada federal Marilia Arraes (SD).
Humberto e Dueire estão mais inclinados para uma composição majoritária com a governadora Raquel Lyra; com eles se juntam Eduardo da Fonte e ainda Anderson Ferreira e Gilson Machado. Humberto pode ainda disputar a reeleição ao lado de João Campos, isso dependendo de uma composição partindo de cima para baixo. Numa provável composição majoritária liderada pelo prefeito do Recife, os nomes de Miguel Coelho, Silvio Costa Filho e Marilia Arraes passam a ganhar destaque por suas próprias iniciativas.
Segundo levantamento recente do Instituto Paraná Pesquisas, os nomes com maiores chances de garantir vagas no Senado a partir de 2027 são o do atual senador Humberto, Marilia Arraes e Miguel Coelho. Levando em consideração que Marilia Arraes estaria fora da disputa por ser prima de João, Humberto, com 38%, e Miguel, com 30%, carimbariam o passaporte para a Câmara Alta em 2026. Isso porque composição majoritária com duas pessoas da mesma família daria combustível explosivo para a concorrência.
Portanto, os números da pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas indicam que Humberto Costa (PT) e Miguel Coelho (UB) são os favoritos na corrida pelas duas vagas para o Senado em 2026. Humberto tem o direito de reeleição e é peça importante no tabuleiro político do Presidente Lula em Pernambuco; já Miguel Coelho disputa a indicação da Federação com o deputado Eduardo da Fonte. Miguel já tem a garantia do comando nacional da união entre as duas legendas, também a simpatia do prefeito João Campos.
Sobre a pesquisa
A pesquisa foi realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas entre 14 e 18 de dezembro de 2025. Foram entrevistados 1.502 eleitores em 61 municípios de Pernambuco. A margem de erro é de 2,6 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. Leia a íntegra do levantamento (PDF – 560 kB).
Blog do Didi Galvão

