Para votar em Hugo Motta PT quer vaga no TCU; Humberto Costa deve ser beneficiado e PT fortalecido em Pernambuco

Já venho cantando essa bola há muito tempo, eleição estadual de Pernambuco é prioridade para Lula

Lula quer chegar em 2026 com 2 palanques fortes em Pernambuco, um deles liderado por Raquel Lyra e o outro por João Campos. Para montar um cenário adequado para sua reeleição, o presidente vai ter que trabalhar o futuro de Humberto Costa. O petista pernambucano está no segundo mandato de Senador, sendo eleito e reeleito numa composição de aliança com o PSB.

Lula colocou o PT em campo para tratar da eleição que vai definir o comando da Câmara dos Deputados, sem um nome da legenda o PT deixou Lira coordenar o processo com uma condição. O atual Presidente da Câmara escolhe o nome do seu sucessor, e, em contra partida o PT de Lula vai indicar um nome para o Tribunal de Contas da União (TCU).

Nessa engenharia caberá ao PT de Lula convencer 2 ministros do TCU a antecipar aposentadoria, com isso como parte do acordo para votar no ungido de Arthur Lira, o PT faz uma indicação. Casos semelhantes já aconteceram em outras oportunidades, não será surpresa pra ninguém a antecipação de aposentadoria dos ministros do TCU, Augusto Nardes e Aroldo Cedraz.

Com um dos ministros do TCU antecipando a aposentadoria de 2027 para 2025 ou 2026, Lula faria a indicação do nome do Senador Humberto Costa para a vaga. Com Humberto fora da disputa estadual em 2026, o PT estaria mais tranquilo para indicar o nome da prefeita de Serra Talhada, Marcia Conrado, para representar a legenda na chapa liderada por Raquel Lyra.

A prefeita de Serra Talhada que foi reeleita este ano com quase 58% dos votos, tem aptidão para voos mais altos na política e já caiu na graça tanto da governadora quanto do presidente Lula. Portanto, Lula visualiza um cenário de harmonia entre todas as forças políticas de Pernambuco, desde que o PT esteja mais próximo de Raquel e não do prefeito João Campos.

Com esse cenário que está sendo desenhado pelo arquiteto político Luiz Inácio Lula da Silva, seu amigo de longas datas, Humberto Costa, vai se aposentar no Tribunal de Contas da União (TCU). Com antecipação da decisão de Humberto ficar fora da disputa em 2026, o PT deve ocupar espaços no governo de Raquel e se fortalecer para somar na majoritária com Marcia Conrado.

Verifique também

Na audiência pública da Compesa falta o principal, o público!

O Governo de Pernambuco está promovendo nesta terça-feira (21) na cidade de Petrolina uma audiência …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online