Senador aponta ser necessário aguardar devido processo legal e verificar viabilidade jurídica e política
O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD), rebateu críticas e pressões que tem sofrido para abertura de um pedido de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Conforme o senador, é necessário aguardar o devido processo legal e verificar viabilidade jurídica e política para tomar essa decisão. Pacheco comentou o caso durante entrevista à imprensa em agenda em Belo Horizonte na ultima sexta-feira (23 de agosto).
Recentemente, uma matéria publicada pelo jornal “Folha de S.Paulo” mostrou que o gabinete de Moraes no STF teria ordenado, por mensagens e de forma não oficial, a produção de relatórios pela Justiça Eleitoral para embasar decisões do próprio ministro contra bolsonaristas no inquérito das fake news durante e após as eleições de 2022. Questionado sobre a repercussão do caso, Pacheco afirmou que caberá ao judiciário decidir e ao Ministério Público apurar a situação.
“Eu não posso fazer nenhum tipo de pré-julgamento sem examinar, exatamente, o que se pretende em relação a esse fato. Então, é muito importante ter prudência, deixar as instâncias examinarem essa situação, mas eu quero ressaltar minha confiança no poder judiciário e minha confiança nas instituições brasileiras.”