Foram autorizadas licitações para construções de duas delegacias e do Complexo de Polícia Científica na região, no valor superior a R$ 9 milhões
Priorizando fortemente a área de segurança pública, em cumprimento às metas do Programa Juntos pela Segurança, a governadora Raquel Lyra retornou mais uma vez ao Sertão do Pajeú para anunciar investimentos da ordem de R$ 9.035.288,75 na região. O anúncio foi feito durante realização de mais uma edição da escuta popular Ouvir para Mudar, que aconteceu nesta quinta-feira (28) no município de Serra Talhada. Na ocasião, foram autorizadas a licitação para a construção das delegacias de Iguaracy e de São José do Egito, além da construção do Complexo de Polícia Científica de Serra Talhada.
O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, afirmou que os anúncios do Governo do Estado para a área de segurança têm uma relevância muito grande para o Sertão do Pajeú, com a publicação de editais de licitação para a construção de duas delegacias, e construção do Complexo de Polícia Científica em Serra Talhada. “Vamos ter uma virada de chave, uma maior qualidade nas investigações, perícias em locais de crime, perícias em laboratório e proporcionar que a população possa velar o corpo de seu ente querido de forma mais rápida. É o Juntos pela Segurança fazendo um Sertão do Pajeú mais seguro e com dignidade para todos”, declarou o secretário.
SEGURANÇA – O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Defesa Social (SDS), tem ampliado as ações de enfrentamento à criminalidade em todas as regiões, inclusive no que se refere à proteção das mulheres pernambucanas. Em Serra Talhada e na Área Integrada de Segurança 21 (AIS-21), que engloba 7 municípios da região, dados da Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística (GGace) apontam que o último mês de julho finalizou sem nenhum homicídio de mulheres e sem feminicídios.
Também houve queda acentuada em outros importantes indicadores, com retração de 20,5% nos crimes de violência contra a mulher no comparativo com o mesmo período do ano anterior, saindo de 73 para 58 casos, em Serra Talhada, e de 17,9% em toda a área (caindo de 134 para 110 casos). As Mortes Violentas Intencionais (MVI), por sua vez, registraram queda de 33,3%, reduzindo de 3 para 2 casos.