Na última sexta-feira (1º), o Secretário de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente de Orocó, João Antônio Lira, representou o município na Expoleite 2025, realizada no município de Afrânio-PE. Considerada uma das maiores feiras voltadas à caprinovinocultura do Sertão, o evento reuniu autoridades, produtores, instituições financeiras e especialistas para debater os caminhos do desenvolvimento sustentável da agropecuária na região.
Durante sua participação, João Antônio Lira iniciou importantes diálogos institucionais com o objetivo de firmar parcerias que possam impactar diretamente a realidade dos agricultores e criadores de Orocó. Dentre os presentes, destacaram-se os representantes do SEBRAE, como Gledson Antônio, Laiane Macedo (analista do Agro) e Mara Viviane (gerente do SEBRAE Petrolina); do Banco do Nordeste, com Rosilene Duarte (gerente da agência de Petrolina); do Banco do Brasil, com Edvaldo Jericó (gerente de Afrânio-PE); além do presidente da CAPRICOM, Cândido Roberto, e do pesquisador Matheus Agra, do Grupo de Estudo sobre Ecofisiologia e Estresse de Plantas.
Durante as conversas, foram debatidas ações práticas para o fortalecimento da agricultura familiar, acesso a crédito, capacitações técnicas, além da possibilidade de inserção de tecnologias sustentáveis que aumentem a produtividade e resistência das culturas agrícolas ao clima do semiárido.
Segundo o secretário João Antônio Lira, a participação de Orocó na Expoleite reforça o compromisso da gestão com o homem e a mulher do campo: “Estamos atuando para abrir caminhos de desenvolvimento para o nosso povo. O momento é de ouvir, dialogar e buscar alternativas que tragam melhorias reais para a produção agropecuária do nosso município. Saímos da Expoleite com perspectivas concretas de avanços.”
A Prefeitura de Orocó, sob a liderança do prefeito Ismael Lira, segue empenhada em fomentar o crescimento sustentável do setor rural, promovendo ações que gerem emprego, renda e qualidade de vida no campo.
Ascom – PMO