Segundo o líder do partido, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), o protocolo foi adiantado porque o governo começou a pressionar deputados a retirar apoio à urgência
O líder do PL, deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), protocolou na Câmara o pedido de urgência para o projeto de lei que anistia os presos pelo 8 de janeiro de 2023. O documento, com 264 assinaturas, foi enviado à Mesa da Câmara na tarde desta segunda-feira (14/4).
“Acabo de dar entrada ao requerimento de urgência do PL da Anistia, com 264 assinaturas, devido às notícias recebidas de que o governo está pressionando os deputados a retirar assinaturas, mudei a estratégia e agora está protocolado o documento e público todos que assinaram”, disse Sóstenes Cavalcante em nota.
Segundo o líder, já havia assinaturas suficientes (257) para protocolar o pedido de urgência desde a semana passada. Em entrevista à imprensa na sexta-feira (11), Sóstenes disse que esperava que o assunto fosse resolvido na Câmara em “questão de dias”.
Mesmo com o pedido de urgência apresentado, no entanto, a votação dependerá do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que tem se mostrado resistente à ideia de colocar o tema em pauta.