Oficina foca em ações para recuperação e conversão de áreas degradadas na Bahia

Nesta segunda-feira (29), em Salvador, gestores públicos e representantes de instituições do setor agropecuário da Bahia reuniram-se para a Oficina sobre Ações de Recuperação e Conversão de Áreas Degradadas. O evento, organizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e apoiado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), teve como objetivo compartilhar e validar dados, além de identificar ações e áreas prioritárias para a recuperação e conversão de pastagens no estado. A Bahia conta com aproximadamente 15 milhões de hectares aptos para recuperação e/ou conversão em sistemas agropecuários sustentáveis.

Thiago Guedes, chefe de gabinete da Seagri, destacou que o Governo da Bahia, por meio da Seagri, lançou, em junho deste ano, o Plano Estadual de Agricultura de Baixo Carbono (Plano ABC+ Bahia 2024-2030), enfatizando a recuperação de pastagens degradadas como uma das principais pautas.

“A Seagri lidera um grupo com várias instituições focadas nesse tema, buscando utilizar por meio de tecnologias e práticas agrícolas sustentáveis o potencial do nosso solo para a agropecuária. Pretendemos expandir as ações de mitigação dos gases de efeito estufa, aplicando diversas tecnologias previstas no Plano ABC+ Bahia, como a integração lavoura-pecuária-floresta (Ilpf), sistemas agroflorestais, florestas plantadas e sistemas irrigados. O objetivo é iniciar a implementação dessas tecnologias em áreas mais vulneráveis em estágio de degradação na Bahia, promovendo sua recuperação e gerando produção sustentável e renda”, ressaltou Guedes.

Estudos apresentados pelo Mapa apontam que mais de 15 milhões de hectares com pastagens degradadas na Bahia podem ser recuperados através da intensificação da pecuária de corte e leiteira, da expansão de florestas plantadas de eucalipto, da implantação de sistemas agroflorestais e de integração lavoura-pecuária-floresta. Os participantes da oficina discutiram esses dados à tarde e debateram sobre as práticas mais adequadas à realidade do estado.

Fábio Rodrigues, Superintendente do Mapa na Bahia, afirmou que as diretrizes ajudarão na implementação do Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuários e Florestais Sustentáveis (PNCPD), alinhado ao Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária 2020-2030 (Plano ABC+ Bahia). Isso contribuirá para o aumento da renda dos agricultores, a preservação ambiental e a segurança alimentar.

A oficina foi promovida pelo Mapa, através da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI/Mapa), em parceria com o Instituto Cidadania e Sociedade (ICS), Centro de Inteligência e Governança de Terras e Desenvolvimento Sustentável (CITE), Consultoria Agroícone, Esalq/Gpp, Olab e Colab. Este encontro é o quarto de uma série de dez, realizados nos estados com significativo número de propriedades rurais com áreas de baixo e médio vigor produtivo.

Conversão de Pastagens: Criado em dezembro de 2023 pelo Decreto 11.815/2023, o PNCPD visa promover e coordenar políticas públicas para a conversão de pastagens degradadas em sistemas de produção agropecuários e florestais sustentáveis. As atividades incluem a adoção e manutenção de tecnologias sustentáveis, mapeamento de áreas prioritárias para o desenvolvimento de cadeias produtivas alinhadas à sociobioeconomia local e regional, financiamento a produtores rurais e elaboração de planos de negócios baseados em mapas de aptidão, entre outras iniciativas.

Verifique também

Atenção! Chave de um HB20 perdida em Cabrobó

Chave de um veículo HB20 perdida no Bairro Santa Rita em Cabrobó. Quem encontrou ou encontrar, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online