A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE), promoverá na sexta-feira (9), um desagravo público em favor dos advogados Aristides Ferreira Sampaio Júnior e Vinícius Ferreira Sampaio. O presidente e a vice-presidente da OAB-PE, Fernando Ribeiro Lins e Ingrid Zanella, conduzirão o ato em defesa das prerrogativas da advocacia, a partir das 10h, em frente ao Fórum Trabalhista de Petrolina, onde os advogados foram impedidos de exercer suas atividades, durante uma audiência.
À Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas (CDAP) da OAB-PE os advogados Aristides e Vinícius relataram que enfrentaram diversas arbitrariedades, como a negativa de inclusão de requerimento em ata, além de serem ironizados pelo juiz. O magistrado também encaminhou relatório para a OAB e para a Polícia Federal alegando ter sido vítima de desacato e ameaças. Porém, foi comprovado através de gravações da audiência, que o documento não correspondia com a realidade dos fatos.
“É inaceitável que qualquer ato que viole as prerrogativas dos advogados passe em branco”, comentou o presidente da OAB-PE, Fernando Ribeiro Lins. Em consonância, a vice-presidente Ingrid Zanella acrescentou que “a defesa dos direitos dos profissionais da advocacia é uma prioridade da gestão e serão tomadas todas as medidas necessárias para assegurar que essas prerrogativas sejam respeitadas e protegidas“.
A mobilização no Fórum Trabalhista de Petrolina será acompanhada por membros da diretoria da OAB-PE e da CDAP, bem como por outros advogados, advogadas e estudantes de Direito da região. A realização do desagravo público foi aprovada em sessão do Conselho Pleno da OAB-PE.