A melhor resposta para a sociedade brasileira sobre o escândalo do INSS é que os próprios trabalhadores do Brasil é quem vão pagar a conta, até mesmo porque estamos falando de uma bagatela de apenas R$ 6,3 bilhões de reais. Por essa razão não custa nada perguntar: Por onde andam os defensores da Amazônia, ainda os bravos heróis que defendem a democracia?
O novo presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Júnior, afirmou na terça-feira (06/05) que o ressarcimento de aposentados e pensionistas — que tiveram recursos descontados indevidamente na fraude do INSS — será feito via benefício. “Será feito via benefício, via conta do benefício. Nada de PIX, nada de depósito em conta e nada de sacar em banco“.
Até aí tudo bem! Os aposentados e pensionistas roubados merecem ser ressarcidos, trata-se de uma obrigação do Estado garantir que o dinheiro roubado volte para as contas desses bravos brasileiros. No entanto, é importante saber quem vai pagar a conta. Se os verdadeiros culpados vão ser punidos, ainda que seja dado garantia para algo dessa natureza não volte a acontecer.
Por outro lado, nos inquieta o silêncio dos heróis da Pátria. Saber que homens e mulheres que tanto contribuíram com a Nação, foram roubados por uma quadrilha de saqueadores. A conquista de uma vida inteira de trabalho, sendo levada por esses ladrões. Mesmo assim, não tivemos manifestação do STF cobrando respostas do Governo Federal através do INSS.
O Brasil não pode se conformar com tudo isso, não se trata de ação praticada por esse, ou por aquele governo. O que estamos falando é que trabalhadores do País, foram roubados por gente que ocupam função e que a princípio teriam a obrigação de proteger esses trabalhadores. Os brasileiros exigem respostas, as autoridades tem obrigação de responder.