Quando se fala em eleições 2026 todos comungam dos mesmos pensamentos, o Sertão precisa ampliar sua representatividade na Alepe e na Câmara dos Deputados. O pleito eleitoral de 2022 deixou o Sertão um pouco mais pobre em termos de representatividade, com apenas 3 Deputados Federais e 6 Deputados Estaduais, com a região de Itaparica elegendo a metade.
O maior Colégio Eleitoral do Sertão e o terceiro do Estado de Pernambuco, saiu do pleito de 2022 bem menor se comparado com outras eleições. Por essa razão todos os esforços de líderes da política regional são para que isso não aconteça novamente, a ideia é dobrar a representatividade e para tanto vem sendo trabalhado nomes que possam representar o Sertão.
Os atuais deputados vão tentar renovar seus mandatos, alguns com visíveis dificuldades em termos de apoios. Enquanto que outros conseguiram ampliar suas bases, isso lhes darão mais tranquilidade e perspectivas de aumento no quantitativo de votos. Também tem nomes querendo voltar à Alepe, estamos falando de Raimundo Pimentel e de Odacy Amorim.
Entre nomes já conhecidos do eleitor sertanejo em outros carnavais, muitas novidades vão surgir e com reais possibilidades de cravar um mandato. Petrolina é conhecida como a ‘Terra dos Impossíveis’ e possivelmente terá o maior número de postulantes a vagas na Câmara Federal e Alepe. Vem aí duas grandes novidades, um com mandato de vereador e o outro é da imprensa.
O Sertão de Itaparica vai tentar recuperar o mandato deixado por Rodrigo Novaes, esse foi eleito em 2022 e renunciou para ser Conselheiro do Tribunal de Contas. Já o Sertão Central não terá nomes no pleito de 2026, nem na disputa para a Câmara Federal e nem para a Alepe. Já o Sertão do Pajeú vem com sede de votos, deve aumentar o número de vagas na Alepe e Câmara dos Deputados.
Quem vai entrar com vontade na disputa por votos em 2026 serão os representantes do Sertão do Araripe, Araripina quer ampliar sua representatividade na Alepe e Ouricuri pode disputar mandato de Federal. Já a pequena Santa Cruz da ex-prefeita Eliane, quer entrar na disputa por uma vaga na Câmara dos Deputados e ainda fazer história.
Ou seja, o pleito eleitoral de 2026 não será como os mais recentes, vamos relembrar os tempos de Osvaldo Coelho, Inocêncio Oliveira, Gonzaga Patriota e Clementino Coelho, esses foram eleitos Deputados Federais. Ainda de Sebastião Oliveira, Ranilson Ramos, Diniz Cavalcante, Manoel Santos, Geraldo Coelho, Raimundo Pimentel, Airinho, Augusto Cesar e Afonso Ferraz, eleitos deputados estaduais.