A Neoenergia Pernambuco registrou 1.024 colisões de veículos em postes no primeiro semestre de 2025, em todo o Estado, um aumento de 7,6% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram contabilizadas 951 ocorrências. Embora os números tenham crescido, apenas 33,7% dos casos (346 ocorrências) provocaram impacto no fornecimento de energia para os clientes. Isso se deve, em grande parte, às tecnologias implementadas pela distribuidora, que permitem o isolamento de trechos da rede elétrica e a recomposição automática do sistema em caso de danos localizados.
Chama atenção a quantidade de colisões nas cidades de Petrolina, Garanhuns e Arcoverde, com 60, 57 e 49 ocorrências de abalroamento, respectivamente. O número reforça a importância de políticas de prevenção voltadas também para o interior, onde o crescimento urbano e o aumento do tráfego impõem novos desafios à segurança viária.
As colisões com postes causam diversos transtornos, não apenas à rede elétrica, mas também à rotina de milhares de pessoas. Em muitos casos, os acidentes acontecem em vias de grande circulação, como ocorreu na última sexta-feira, quando um caminhão colidiu contra um poste na Avenida Abdias de Carvalho, afetando milhares de pessoas. A substituição dos postes danificados e o restabelecimento da energia exigem um trabalho técnico complexo e que, muitas vezes, só pode ser iniciado após a liberação da perícia policial.
“Mais do que o impacto no fornecimento de energia, esses acidentes representam um risco direto à vida das pessoas envolvidas e das que circulam pelo local. É fundamental reforçar a direção responsável e o respeito às leis de trânsito como medidas essenciais para reduzir esse tipo de ocorrência”, destaca Fábio Barros, gerente operacional da Neoenergia Pernambuco.
Além da quebra da estrutura, é comum o rompimento de cabos e danos a outros equipamentos, o que aumenta o tempo de interrupção no fornecimento. A Neoenergia Pernambuco orienta que, em casos de colisão, se houver cabos sobre o veículo, as pessoas devem permanecer no interior do carro, sem tocar nas partes metálicas, e acionar imediatamente a distribuidora pelo número 116. O Corpo de Bombeiros (193) também deve ser chamado.
A distribuidora reforça ainda que os custos para substituição das estruturas podem ser cobrados dos responsáveis pelos acidentes, e que, acima de tudo, a melhor forma de evitar essas ocorrências é por meio da conscientização no trânsito. “Respeitar os limites de velocidade, evitar distrações ao volante e não dirigir sob efeito de álcool são atitudes essenciais para preservar vidas e garantir a continuidade dos serviços essenciais à população”, completou Fábio Barros.
RANKING DE OCORRÊNCIAS DE COLISÕES DE VEÍCULOS EM POSTES EM PERNAMBUCO, ENTRE JANEIRO E AGOSTO DE 2025
RECIFE – 183
PETROLINA – 60
GARANHUNS – 57
ARCOVERDE – 49
JABOATAO DOS GUARARAPES – 46
CARPINA – 43
CARUARU – 38
OURICURI – 36
BELO JARDIM – 34
CABO DE SANTO AGOSTINHO – 33
Sobre a Neoenergia Pernambuco – A Neoenergia Pernambuco distribui energia elétrica para os 184 municípios de Pernambuco e para a cidade de Pedras de Fogo, na Paraíba. Também é responsável pela geração e distribuição de energia elétrica no Arquipélago de Fernando de Noronha. Sua área de concessão é de 98,5 mil quilômetros quadrados. A empresa tem 4 milhões de clientes (9,4 milhões de habitantes).