A deputada Delegada Gleide Ângelo, do PSB, cobrou um posicionamento do Governo do Estado diante do assassinato de cinco mulheres e uma criança no fim de semana em Pernambuco. A menina Helen Santos de Souza, de 4 anos, foi atingida por uma bala perdida no bairro de Água Fria, na Zona Norte do Recife, no último domingo, dia do aniversário dela. Já em relação às mulheres, as evidências apontam para casos de feminicídio cometido por parentes ou ex-companheiros. “Aí eu pergunto: qual é o papel do Estado nisso? Porque se eu tenho mulheres sendo diariamente espancadas, se eu tenho mulheres sendo diariamente assassinadas, eu preciso que alguém proteja essas mulheres. E de quem é a obrigação de proteger essas mulheres? É do Estado. E o que o estado está fazendo? Eu digo para vocês: nada.”
Na mesma linha, Dani Portela, do PSOL, denunciou o aumento de cerca de 200% no número de pessoas feridas por arma de fogo em março de 2025 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. Ela também lamentou a morte da menina Helen Santos de Sousa.
Dani Portela defendeu a continuidade do mandato do deputado federal Glauber Braga, do PSOL do Rio de Janeiro, na Câmara dos Deputados. Na última quarta, o Conselho de Ética da Câmara aprovou um relatório que recomenda a cassação de Braga, que pode perder o cargo por agressão. Desde então, o parlamentar está em greve de fome. A cassação ainda depende de votação no Plenário da Câmara. “O que está acontecendo com Glauber vai abrir um precedente terrível na democracia brasileira, e coloca em risco mandatos parlamentares legitimamente eleitos. Precisamos ecoar e eu estou aqui, da tribuna dessa casa, me somando ao coro: Glauber fica.”
Sileno Guedes, do PSB, manifestou preocupação com a suposta transferência do 20º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco, atualmente em São Lourenço da Mata, para o município de Camaragibe, ambos na Região Metropolitana do Recife. “Essa medida, se confirmada, agravará ainda mais a crítica situação da segurança pública naquela cidade. Infelizmente, o que se tem visto é o imenso preconceito, do Governo do Estado, separando prefeitos entre adversários e aliados.”
Socorro Pimentel, do União, parabenizou as entregas do Governo Raquel Lyra no Agreste e na Região Metropolitana. A parlamentar citou a inauguração do Terminal Integrado de Igarassu, após dez anos de obras, e o lançamento, em Caruaru, do Programa Terra Plantar. A iniciativa, coordenada pelo IPA – Instituto Agronômico de Pernambuco, tem o objetivo de fortalecer a agricultura familiar, garantindo renda e segurança alimentar. “Pernambuco vive um novo tempo. Tempo em que promessas antigas estão saindo do papel e que o Governo do Estado não se contenta com discursos bonitos mas sim trabalha todos os dias para entregar resultados viáveis e que estão transformando a vida do povo Pernambucano.”
Luciano Duque, do Solidariedade, destacou o crescimento da economia pernambucana, citando dados do Banco Central. Ele lembrou o aumento do PIB, de 4,9 por cento em 2024, acima da média nacional, ressaltando o crescimento da agropecuária, que no acumulado do ano aponta 11,5 por cento. Para ele, os resultados refletem a responsabilidade e o planejamento da gestão Raquel Lyra. Duque também informou que, após estudos técnicos e um impasse de anos, a gestão assumiu o compromisso de recategorizar a reserva Tatu Bola, no Sertão do São Francisco. A reserva deixará a categoria Refúgio de Vida Silvestre para uma Área de Proteção Ambiental, o que segundo ele beneficiará moradores e produtores da região.
A guerra tarifária entre Estados Unidos e China motivou o discurso de João Paulo, do PT. O parlamentar criticou o Governo de Donald Trump pelo aumento da tarifa sobre as importações de produtos do país asiático. Para o petista, os ataques tarifários à China estão ligados ao preconceito, desinformação, arrogância cultural e medo, já que o país asiático é uma potência econômica.