Em 2022 os eleitores pernambucanos que moram em municípios às margens do Rio São Francisco, elegeram apenas dois deputados federais e quatro deputados estaduais. O maior colégio eleitoral de todo sertão elegeu apenas um deputado estadual e dois federais, enquanto que Floresta passou a ter três representantes na Assembleia Legislativa. Lembrando que um deles renunciou, e agora é conselheiro do Tribunal de Contas (TCE).
Em 2026 a região do São Francisco contará com nomes que vão de Petrolândia a Petrolina, já é certo que Floresta terá dois candidatos e Petrolândia um, sendo o filho do prefeito. No município de Petrolina além dos dois deputados federais e de um estadual -que com certeza vão tentar renovar seus mandatos-, há uma vasta lista de nomes incluindo aqueles que querem voltar, e de muitos novatos doidos para experimentar o gostinho do poder.
Outros municípios também vão colocar nomes nessa lista de possíveis candidatos em 2026, um deles é a capital da uva e do vinho com Vilmar Cappellaro, tentando mais uma vez chegar à Alepe. Já a terra da serenata da recordação, pode ter alguém muito próximo do prefeito tentando uma vaga no parlamento estadual. Cabrobó aguarda com ansiedade o posicionamento do prefeito, até então o gestor não confirma se sairá candidato em 2026.