O mês de abril teve início com movimentos distintos nos mercados da tommy e da palmer no Vale do São Francisco (BA/PE). Enquanto nesta semana (31/03 a 04/04) a variedade palmer se valorizou 5% frente à última semana, a tommy recuou 8%.
Os melhores preços pagos pela palmer — cotada a R$ 2,54/kg — se devem à oferta decrescente no Vale e nas demais praças produtores do Semiárido (Livramento de Nossa Senhora/BA e Norte de Minas Gerais), além do fortalecimento da procura pela fruta nas últimas semanas.
Por outro lado, os pomares da tommy, que teve valor médio de negociação de R$ 1,77/kg, continuam a apresentar maiores problemas relacionados à qualidade dos frutos, dificultando o movimento de alta nas cotações.
Para as próximas semanas, as perspectivas são de manutenção do cenário, haja vista a constante redução dos volumes da palmer, que ainda deve se manter em níveis mais baixos até que se aproxime o segundo semestre do ano. Neste sentido, vale ainda o destaque de que, com a menor qualidade da tommy, a palmer passa a ser preferida no mercado doméstico, favorecendo ainda mais a demanda pela variedade.
Fonte: hfbrasil.org.br