A Neoenergia Pernambuco, com a participação da Polícia Civil e o Instituto de Criminalística (IC), identificou desvios de energia elétrica em dois estabelecimentos, na cidade de Salgueiro, no Sertão do Estado. Os alvos da operação foram o Mustang Hotel e o Vila Espetos. As equipes técnicas da concessionária estiveram nos estabelecimentos e constataram a irregularidade. Foi instaurado inquérito policial para investigar o caso.
A ação foi motivada pelas análises da área de inteligência da empresa, que apontaram indícios de fraude na medição de energia elétrica dos imóveis. Durante a inspeção, foi confirmado que os locais estavam consumindo energia sem passar pela medição.
Segundo cálculos realizados pelas equipes técnicas da Neoenergia, o volume desviado foi de 146.000 kWh. Este acúmulo poderia energizar mais de 1.200 residências por 30 dias. Todo este montante será cobrado de forma retroativa aos titulares das faturas.
É importante ressaltar que a Neoenergia tem intensificado o trabalho de combate ao furto de energia em Pernambuco. As equipes da concessionária estão atentas ao consumo irregular e atuando com celeridade, principalmente pelo uso de novas tecnologias de identificação. Irregularidades como essa configuram como crime e prejudicam toda a sociedade, independentemente da região, além de impactar diretamente no valor da conta de energia. Por isso é importante denunciar e não ser conivente com esse tipo de ação.
COMO DENUNCIAR: A Neoenergia Pernambuco reforça que o furto de energia é crime sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Os desvios de energia prejudicam todos os clientes, já que promovem modificações inapropriadas na rede, trazendo riscos à vida, e parte do valor da energia furtada acaba sendo pago entre todos os consumidores. Por isso, a distribuidora reforça a importância de denunciar fraudes. As denúncias são feitas de forma anônima pelas Centrais de Relacionamento ou através do nosso site.
Ascom – Neoenergia Pernambuco