Alguns municípios do Sertão de Pernambuco já tem mulher como prefeita, inclusive com possibilidade de reconduzi-la a chefia do Poder Executivo Municipal
As mulheres resolveram de vez entrar na politica e já disputando cargo de prefeita, alguns municípios pernambucanos sabe o que é ser administrado por uma mulher. Outros podem experimentar a partir de 1º de janeiro de 2025, caso elejam no próximo domingo uma mulher para ser sua prefeita.
Em Petrolina na região do São Francisco e maior colégio eleitoral do sertão, Lara Cavalcanti (PL), quer se tornar a primeira mulher eleita prefeita da terra dos impossíveis. Petrolina já teve duas mulheres exercendo o cargo de prefeita, Izabel Cristina (2001/2004) e Luska Portela (2017/2020), apenas interinamente uma vez que eram a vice dos ex-prefeitos, Fernando Bezerra Coelho e Miguel Coelho, respectivamente.
Lagoa Grande é o mais jovem município do sertão do São Francisco de Pernambuco, logo na quarta eleição de sua história de emancipação elegeu uma mulher, a senhora Rose Garziera para ser sua prefeita. Este ano os eleitores de Lagoa Grande tem entre os candidatos a prefeito uma jovem mulher, Catharina Garziera aos 36 anos de idade pode se tornar a segunda mulher a ser eleita prefeita da capital da uva e do vinho.
Em Orocó sertão do São Francisco, já teve 3 mulheres sendo vice-prefeita e nenhuma experimentou o gosto do poder. Maria de Sebastião Rufino foi vice-prefeita de Sergio Clementino (1983/1988), Dona Rosa foi à vice de Dedi no mandato (2009/2012) e Adaltiane foi vice de Gueber no mandato (2017/2020). Este ano a jovem Neure de Dedi pode se tornar a primeira mulher eleita prefeita de Orocó, o grupo governista trabalha para conseguir.
Próxima matéria destacará municípios que estão sendo administrados por mulheres, alguns com ‘elas’ na luta pela reeleição e em outro tem candidatura única e é de mulher. Temos ainda mulher com dois mandatos de prefeita e quer retornar, também será destaque na mesma matéria à mulher que quer ser prefeita pela 4ª vez em sua cidade. 3 mulheres querem fazer história em seus respectivos municípios, duas são prefeitas e uma quer ser.