Em Petrolina, a educação é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento social da cidade. Nesse contexto, mais de 3 mil professores desempenham um papel fundamental, como educadores e agentes de transformação da realidade de mais de 57 mil estudantes da rede de ensino. Ciente de sua importância, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, celebra o dia 15 de outubro, data comemorativa à categoria, reafirmando o seu respeito e gratidão a todos os educadores que, com dedicação, contribuem para a construção de uma rede de ensino forte e de qualidade, e destaca uma série de ações e investimentos realizados nos últimos anos, voltados para a valorização profissional e a melhoria das condições de trabalho nas escolas e creches.
Durante todo o ano letivo, a atual gestão tem investido em formações continuadas através da Escola do Saber, que visam aprimorar as habilidades e conhecimentos dos educadores, garantindo que eles estejam sempre atualizados com as melhores práticas pedagógicas. Além disso, Petrolina destaca-se em Pernambuco pelo compromisso de reajustar o salário dos professores com repercussão na carreira em todos os níveis e classes. A valorização daqueles que se dedicam diariamente a educação foi demonstrada ainda, através da realização do maior concurso público da história, das melhorias das condições de trabalho, por meio de investimentos na infraestrutura das unidades.
A gestão municipal garante também, o prêmio ‘Incentivo Escola Campeã’, que tem o objetivo de reconhecer os profissionais que contribuíram com o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), com previsão de gratificação para os próximos anos. Outro aspecto fundamental é a implantação de aula-atividade e o pagamento do terço de férias, referente aos 45 dias de férias dos docentes, além do retroativo dos últimos cinco anos, assegurando que os educadores possam usufruir de seus direitos de forma plena.
Camila Araújo, professora da Escola Municipal de Educação em Tempo Integral Monsenhor Bernardino, destaca a satisfação de ver o progresso de seus alunos. “Nada se compara à alegria de ver um estudante compreendendo um conceito que antes parecia impossível. Isso me motiva todos os dias, além disso, em 2019, eu realizei um sonho que parecia distante: ser concursada. Quando fui convocada pela Prefeitura de Petrolina, senti um misto de alegria e alívio, pois sabia que, a partir daquele momento, teria estabilidade. Tenho um orgulho imenso em fazer parte da melhor rede de educação de Pernambuco”, destacou Camila.
A professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE), Rosymarilethe Ribeiro, é realizada profissionalmente e também compartilha a sua alegria em fazer parte da rede de ensino. “Nossa rede é um exemplo de dedicação, compromisso e transformação, que promove a inclusão e aprendizado para todos os alunos. O AEE é uma peça-chave nessa jornada, garantindo que cada estudante desenvolva as habilidades necessárias para alcançar objetivos, seja no contexto escolar, familiar e em diferentes áreas. Que possamos continuar inspirando, transformando vidas e construindo um futuro melhor, sempre com amor à educação”, finalizou Rosy.
Assessoria de Imprensa da Secretaria de Educação