A ex-deputada estadual Malba Lucena faleceu no Recife nesta terça-feira (30). Aos 81 anos, Malba foi vítima de um acidente vascular cerebral (AVC).
Malba Lucena foi deputada estadual por dois mandatos, entre os anos de 1999 e 2007, pelo PTB. Em 2022, foi novamente candidata a deputada estadual, desta vez pelo Solidariedade, mas não foi eleita.
Foi responsável pela criação do Colégio Brasileiro (Curado II), além de apoiar a criação do famoso Curso de informática Malba Lucena, que começou também no Curado. À época, o curso era pago com o valor simbólico de 2 reais, democratizando o ensino técnico para jovens da periferia, e ajudando a informatizar mais de 1 milhão de Pernambucanos por todo o estado. Hoje, o estado conta com mais de 60 de cursos de computação, pelo Instituto Pró-Educar, com projeto de implantação de novas unidades também no Sertão do Estado.
Por meio de suas redes sociais, o filho de Malba, Charles Lucena, médico e também político, homenageou a mãe e se honrou sua memória. “Professora e guerreira, mulher única, intensa e cheia de amor. Seu legado e seu jeito estão sempre comigo”, declarou na postagem.
Em nota, os deputados Álvaro Porto (PSDB) e Francismar Pontes (PSB) também lamentaram o falecimento da ex-deputada. “Como parlamentar, deixou exemplo de dedicação e compromisso político com o setor educacional. Externamos os pêsames e solidariedade da Alepe aos familiares e amigos da ex-deputada. Que Deus confortar a todos neste momento de saudade e dor”, escreveram.
O sepultamento ocorrerá no Cemitério Parque das Flores. A data e o horário ainda serão definidos pela família.