Missa do Vaqueiro vai se tornar Patrimônio Cultural de Terra Nova

Um Projeto de Lei aprovado na Câmara de Vereadores de Terra Nova na sessão de quinta-feira (21) visa tornar Patrimônio Cultural Imaterial do município, a tradicional Missa do Vaqueiro, realizada anualmente no mês de setembro, em meio aos festejos de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

O projeto do vereador Denivaldo Tavares (PSB) e subscrito pelos demais vereadores Carlinhos Neto de Sebastião (Avante), Livino Clementino (Avante), Marcinho Ribeiro (Avante), Antônio de Dôca (PSB) e Neilson Neres (PSB), pretende oficializar esse festejo cultural que já faz parte da vida dos terranovenses há mais de 30 anos.

A Missa do Vaqueiro de Terra Nova foi fundada em 1989 em homenagem a Antônio de Zequinha. Os fundadores foram Laerte Freire, Basto Cota, Marianinho Vaqueiro, Silvestre Araújo, Luzia de Lica e Antônia Gonçalves. Há mais de três décadas essa tradição cultural reúne vaqueiros, cavaleiros e devotos dessa tradição de fé sertaneja. Os eventos também contam com atrações musicais que atraem desde a população terranovense à visitantes de cidades circunvizinhas.

A Missa do Vaqueiro é uma das mais importantes manifestações culturais e religiosas do município, sendo um evento que fortalece a identidade local e valoriza a tradição dos vaqueiros, figuras essenciais na história e na economia da região”, diz uma parte da Mensagem ao Projeto de Lei 03/2025.

O projeto de lei foi aprovado e segue para a sanção do Poder Executivo.

Fonte: Terra Nova Online

Verifique também

Vereador Rony Russo garante água encanada para famílias do Morro de Nossa Senhora da Conceição em Cabrobó

Após mais de quatro anos de espera, os moradores do Morro de Nossa Senhora da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online