Estudantes de oito escolas de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) receberam nesta quinta-feira (22) a doação de 2.219 chips para celular, entregues pelo Ministério das Comunicações dentro do programa Internet Brasil. O objetivo é dar acesso gratuito à internet para que eles possam estudar e fazer pesquisas em casa.
“A gente espera que esses chips possam ajudar vocês e suas famílias a fazerem cada vez mais parte do mundo digital, contribuir para melhorar ainda mais seus estudos, e fazer com que vocês se tornem não apenas melhores alunos, mas melhores cidadãos, contribuindo muito para o crescimento do nosso país”, disse o secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Hermano Tercius, durante a solenidade de entrega, em Petrolina (PE).
Os chips têm pacote de internet móvel de 20 Gb e são recarregados mensalmente. O benefício é destinado aos alunos da educação básica da rede pública de ensino integrantes de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Ainda neste mês, serão beneficiados mais 784 alunos de quatro escolas estaduais de Caruaru (PE). Até outubro, a previsão é de entregar mais 8.445 chips para estudantes de Petrolina, Juazeiro e Caruaru.
Também em Petrolina, o Ministério doou 800 computadores que serão utilizados em laboratórios de informática, dentro do programa Computadores para Inclusão, que tem como objetivo apoiar e viabilizar iniciativas de promoção da inclusão digital por meio dos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRC) — espaços físicos adaptados para o recondicionamento de equipamentos eletroeletrônicos, para a realização de cursos e oficinas e o descarte correto de resíduos eletrônicos.
Hermano explicou aos estudantes a dinâmica do programa Computadores para Inclusão, destacando que a entrega dos computadores é feita para escolas e também para outros públicos vulneráveis, como moradores de rua e agricultores.
“É um programa muito bonito, porque, além de doar o computador, ele dá treinamento também para as pessoas aprenderem a usar o computador, aprenderem a usar a internet e, com isso, a gente vê, de fato, a mudança nas vidas das pessoas”, afirmou o secretário.
Laboratório de Robótica
Antes da entrega dos chips e dos computadores, o secretário de Telecomunicações esteve presente à inauguração do laboratório de robótica do projeto-piloto Sertão Conectado, do Ministério das Comunicações com o CRC Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).
A iniciativa, chamada de “Da Inclusão Digital à Robótica Educativa”, atende escolas públicas de ensino fundamental nas cidades de Juazeiro (BA), Campo Formoso (BA) e São Raimundo Nonato (PI) e tem como proposta ter três laboratórios de robótica simplifica, um móvel e a capacitação de alunos de 10 a 18 anos de idade e professores. O projeto segue até 2026, com a previsão de capacitar 600 alunos até lá.
Cada sala terá seis computadores, dois tipos de kits de robótica (um para crianças e outro para os alunos mais velhos). O objetivo é aprimorar o ensino de ciências nas escolas públicas.