MIDR garante água potável para moradores do sertão pernambucano

Entrega de dessalinizadores pelo Programa Água Doce beneficiará mais de 14 mil pessoas em comunidades rurais

Brasília (DF) – Ter água limpa para beber ainda é um desafio diário para muitas famílias do semiárido, mas essa realidade está sendo transformada com novos investimentos. O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) entregou, nesta quinta-feira (3), 41 novos sistemas de dessalinização em comunidades rurais de Pernambuco, garantindo água potável para 14.395 pessoas nos municípios de Águas Belas, Iati, Itaíba e Manari.

O evento contou com a presença do secretário nacional de Segurança Hídrica do MIDR, Giuseppe Vieira, que reafirmou o compromisso do Governo Federal, por meio do Novo PAC, de levar água para quem mais precisa. “No semiárido, a principal alternativa de abastecimento é a perfuração de poços artesianos, mas a água extraída muitas vezes é salinizada e imprópria para o consumo. Graças ao Novo PAC, o Programa Água Doce garante água potável para milhares de famílias, promovendo dignidade e prevenindo doenças, como problemas renais e hipertensão, além de reduzir a pressão sobre a rede pública de saúde”, destacou o secretário.

Programa Água Doce é ampliado em Pernambuco

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, celebrou a iniciativa, que beneficiará milhares de pernambucanos que sofrem com a falta de chuva no sertão. “Nosso objetivo é garantir que nenhuma família pernambucana fique sem acesso à água de qualidade. O Programa Água Doce é uma iniciativa essencial para melhorar as condições de vida das comunidades rurais, principalmente em tempos de estiagem. Seguimos trabalhando para levar mais desenvolvimento e dignidade ao povo do sertão”, afirmou a governadora.

Desde 2011, o Programa Água Doce já implantou 1.075 sistemas de dessalinização em estados do semiárido brasileiro, beneficiando cerca de 267 mil pessoas. Com essa nova entrega, o número de sistemas em operação chegará a 1.097, ampliando ainda mais o acesso à água potável para milhares de famílias.

Em Pernambuco, o convênio firmado entre o Governo Federal e o Estado prevê a recuperação, implantação e gestão de 170 sistemas de dessalinização em comunidades rurais. O investimento total na iniciativa é de R$ 41,5 milhões, sendo R$ 33,2 milhões repassados pela União.

Moradora do município de Itaíba, Josiane Fortunato comemorou a chegada dos 14 sistemas de dessalinização na região e destacou a importância da iniciativa. “Vivemos em uma região semiárida, com poucas chuvas e longos períodos de seca. A falta de água para o consumo humano sempre foi um grande desafio. Ter água potável era um sonho, e agora se tornou realidade. Agradeço muito ao MIDR e ao governo de Pernambuco por essa ação que mudará para sempre a nossa rotina”, celebrou Josiane.

Programa Água Doce

O Programa Água Doce é uma ação do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), que busca garantir o acesso à água de qualidade por meio da dessalinização de águas subterrâneas.

Criado em 2004, o programa busca garantir sustentabilidade ambiental, social e econômica, priorizando populações em situação de vulnerabilidade. A tecnologia utilizada envolve dessalinizadores que removem o excesso de sais da água subterrânea, tornando-a segura para beber.

No âmbito do Novo PAC, a meta do programa é implantar 340 novos sistemas de dessalinização até 2026, sendo 100 em 2025 e 100 em 2026, garantindo mais segurança hídrica para as comunidades do semiárido brasileiro.

Verifique também

Pernambuco apresenta 1.291 propostas para equipamentos e obras no Novo PAC Seleções

O Governo Federal recebeu 35.119 propostas para a segunda edição do Novo PAC Seleções 2025, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online