MIDR garante água potável para moradores do sertão pernambucano

Entrega de dessalinizadores pelo Programa Água Doce beneficiará mais de 14 mil pessoas em comunidades rurais

Brasília (DF) – Ter água limpa para beber ainda é um desafio diário para muitas famílias do semiárido, mas essa realidade está sendo transformada com novos investimentos. O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) entregou, nesta quinta-feira (3), 41 novos sistemas de dessalinização em comunidades rurais de Pernambuco, garantindo água potável para 14.395 pessoas nos municípios de Águas Belas, Iati, Itaíba e Manari.

O evento contou com a presença do secretário nacional de Segurança Hídrica do MIDR, Giuseppe Vieira, que reafirmou o compromisso do Governo Federal, por meio do Novo PAC, de levar água para quem mais precisa. “No semiárido, a principal alternativa de abastecimento é a perfuração de poços artesianos, mas a água extraída muitas vezes é salinizada e imprópria para o consumo. Graças ao Novo PAC, o Programa Água Doce garante água potável para milhares de famílias, promovendo dignidade e prevenindo doenças, como problemas renais e hipertensão, além de reduzir a pressão sobre a rede pública de saúde”, destacou o secretário.

Programa Água Doce é ampliado em Pernambuco

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, celebrou a iniciativa, que beneficiará milhares de pernambucanos que sofrem com a falta de chuva no sertão. “Nosso objetivo é garantir que nenhuma família pernambucana fique sem acesso à água de qualidade. O Programa Água Doce é uma iniciativa essencial para melhorar as condições de vida das comunidades rurais, principalmente em tempos de estiagem. Seguimos trabalhando para levar mais desenvolvimento e dignidade ao povo do sertão”, afirmou a governadora.

Desde 2011, o Programa Água Doce já implantou 1.075 sistemas de dessalinização em estados do semiárido brasileiro, beneficiando cerca de 267 mil pessoas. Com essa nova entrega, o número de sistemas em operação chegará a 1.097, ampliando ainda mais o acesso à água potável para milhares de famílias.

Em Pernambuco, o convênio firmado entre o Governo Federal e o Estado prevê a recuperação, implantação e gestão de 170 sistemas de dessalinização em comunidades rurais. O investimento total na iniciativa é de R$ 41,5 milhões, sendo R$ 33,2 milhões repassados pela União.

Moradora do município de Itaíba, Josiane Fortunato comemorou a chegada dos 14 sistemas de dessalinização na região e destacou a importância da iniciativa. “Vivemos em uma região semiárida, com poucas chuvas e longos períodos de seca. A falta de água para o consumo humano sempre foi um grande desafio. Ter água potável era um sonho, e agora se tornou realidade. Agradeço muito ao MIDR e ao governo de Pernambuco por essa ação que mudará para sempre a nossa rotina”, celebrou Josiane.

Programa Água Doce

O Programa Água Doce é uma ação do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), que busca garantir o acesso à água de qualidade por meio da dessalinização de águas subterrâneas.

Criado em 2004, o programa busca garantir sustentabilidade ambiental, social e econômica, priorizando populações em situação de vulnerabilidade. A tecnologia utilizada envolve dessalinizadores que removem o excesso de sais da água subterrânea, tornando-a segura para beber.

No âmbito do Novo PAC, a meta do programa é implantar 340 novos sistemas de dessalinização até 2026, sendo 100 em 2025 e 100 em 2026, garantindo mais segurança hídrica para as comunidades do semiárido brasileiro.

Verifique também

Moradores cobram reparo em buraco na entrada do Bairro Pedro Quirino, em Cabrobó

Moradores do Bairro Pedro Quirino em Cabrobó, enviaram mensagens ao Blog do Didi Galvão falando …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online