MIDR aproxima comunicadores digitais do semiárido para ampliar informações sobre o Velho Chico

Criadores de conteúdo participaram de visitas técnicas e debates sobre o funcionamento do PISF e os direitos de acesso à água

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) promoveu, neste fim de semana, em Cajazeiras (PB), um encontro com influenciadores digitais do semiárido nordestino, com o objetivo de ampliar a divulgação de informações corretas sobre o Programa de Integração do Rio São Francisco (PISF) e combater a disseminação de notícias falsas sobre a transposição.

A iniciativa reuniu criadores de conteúdo de diversas cidades da região, que participaram de palestras, visitas técnicas a trechos do empreendimento e rodas de conversa com representantes do Ministério. O encontro foi coordenado pela Secretaria Nacional de Segurança Hídrica (SNSH).

Para o diretor do Departamento de Projetos Estratégicos (DPE) da SNSH, Bruno Cravo, a aproximação com comunicadores digitais representa um avanço na estratégia de transparência e diálogo direto com a população.

“Foi uma maneira do Ministério aprofundar a comunicação direta com a sociedade. Hoje, as redes sociais e os produtores de conteúdo são mecanismos muito importantes para o acesso à informação. Ao abrir as portas da obra e apresentar o empreendimento por meio desse público, o ministério demonstra transparência e reforça que a sociedade deve se apropriar desse projeto”, afirmou.

Durante o encontro, os participantes puderam compreender, in loco, o funcionamento do sistema, os processos de gestão da água e os critérios de acesso ao recurso.“Muitas vezes, a comunidade ainda não tem noção de que já possui determinados direitos. Explicar como se dá o acesso à água, como funciona a operação do PISF, foi fundamental. Superamos nossas expectativas graças aos influenciadores do Semiárido, que entenderam o funcionamento do empreendimento e agora se tornam multiplicadores de informação”, completou Cravo.

Além de apresentar os avanços físicos e operacionais da transposição, o MIDR também buscou criar uma rede de divulgadores locais para fortalecer a comunicação regional sobre o PISF, garantindo que as informações cheguem de forma clara e acessível às comunidades beneficiadas.

PISF – O Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) é a maior iniciativa hídrica da América Latina e tem como objetivo levar água do Velho Chico para regiões historicamente marcadas pela seca. Com cerca de 700 km de extensão, distribuídos entre os Eixos Norte e Leste e seus ramais, o sistema beneficia diretamente os estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, garantindo segurança hídrica para milhões de pessoas, além de apoiar atividades produtivas e o desenvolvimento regional.

Verifique também

Cinco alunos são internados após passarem mal ao ingerir refrigerante em escola municipal na zona rural de Dormentes

Cinco alunos da região da comunidade Caatinga Grande, na zona rural de Dormentes, Sertão de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online