Ensino Médio Técnico do Senac PE proporciona uma melhor inserção no mercado de trabalho com uma formação alinhada às exigências do mundo corporativo
Estão abertas as inscrições para o Mediotec, Ensino Médio Técnico do Senac PE, em cinco municípios pernambucanos: Recife, Paulista, Caruaru, Serra Talhada e Petrolina. Cada unidade tem ofertas diferentes. O aluno interessado deve acessar o link www6.pe.senac.br/evento/
De acordo com estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado em 2023, trabalhadores em ocupações técnicas têm salários mais altos, chegando a 7,8% para jovens de 18 anos em relação a outras funções. Um indicativo positivo de que a educação técnica oferece boas oportunidades na transição entre escola e mercado de trabalho.
João Vitor Barros, por exemplo, terminou o curso Técnico em Logística no Mediotec em Caruaru e já está contratado. “Agarrei com força a chance proporcionada por um evento organizado pelo Senac Caruaru em parceria com a Zemotion. Foi uma experiência emocionante e única”, disse o estudante ao afirmar que colocou em prática tudo o que aprendeu.
Cursos – Nas unidades do Senac no interior – Caruaru, Serra Talhada e Petrolina -, o curso oferecido no Mediotec é o de Desenvolvimento de Sistemas. Em Paulista, os interessados podem escolher entre Desenvolvimento de Sistemas e Jogos Digitais. Já no Recife são três cursos: Jogos Digitais, Desenvolvimento de Sistemas e Logística.
O curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas capacita os alunos a criar soluções tecnológicas em plataformas diversas, incluindo web e mobile, com ênfase em programação orientada a objetos, design de interação (UI/UX) e testes de sistemas. Já o curso de Técnico em Programação de Jogos Digitais oferece uma formação completa para futuros desenvolvedores de games, desde a criação de mecânicas de jogo até modelagem 3D e animação. O Técnico em Logística é ideal para quem deseja atuar no planejamento e controle de cadeias de suprimentos, com destaque para o uso de tecnologias como Big Data e Internet das Coisas.
O projeto pedagógico do Mediotec proporciona o desenvolvimento de projeto de vida, ajudando os alunos a desenvolver seus talentos e alcançar seus objetivos profissionais; oferece Oficinas do Conhecimento, com preparação para Redação focada no Enem e Raciocínio Lógico, e Hub do Desenvolvimento Profissional, preparando os alunos para enfrentarem situações reais do ambiente de trabalho. Com uma formação que combina ensino técnico e médio, os estudantes desenvolvem competências profissionais e habilidades para atuar nos mercados mais dinâmicos e promissores do Brasil e continuar seus estudos.
Conexões estratégicas com empresas e polos tecnológicos; laboratórios Modernos, que proporcionam aprendizado prático e criativo; Verticalização do Ensino, com a possibilidade de fazer uma graduação em um tempo reduzido de conclusão, além da trilha de formação que também prioriza habilidades como gestão de projetos, pensamento crítico, criatividade e trabalho em equipe, essenciais para o sucesso profissional. Tudo isso são diferenciais do Mediotec.
Experiências recentes – Quem estuda no Mediotec tem a chance de participar de vários eventos. Uma equipe formada por seis alunos do Mediotec do Senac Recife, por exemplo, venceu a etapa regional do NASA Space Apps Challenge 2024, maratona de programação promovida pela incubadora da agência espacial norte-americana. A equipe vencedora se chama Fulô de Mandacaru e é formada por Heitor Sette, Lucca Spinelli, Camilla Uchôa, Jackis Yuri, João Vitor e Daniel Dantas. Eles desenvolveram o projeto Florescer, uma plataforma online que propõe auxiliar professores e conscientizar alunos sobre os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), da Organização das Nações Unidas (ONU).
Outros alunos do curso Técnico em Informática do Mediotec, também do Senac Recife, conquistaram o segundo lugar na competição Early Stage, programa de capacitação e mentoria promovido pelo Sebrae em Pernambuco, que visa o desenvolvimento e a validação de startups. A equipe FiveUp apresentou a solução Criticlevel, voltada para o público gamer. Composta pelos alunos do terceiro ano, Pedro Caribe, Iago Nascimento, Luis Antônio, Vinicius Fernandes e Pedro Moura, a FiveUp destacou-se por sua aplicação inovadora que fornece ferramentas e apoio para que desenvolvedores consigam divulgar seus jogos, atrair público e cresçam na profissão sem ter que deixar o Brasil para buscar oportunidades no exterior.
Para usufruir de tudo isso, o aluno interessado deve acessar o link www6.pe.senac.br/evento/