Os preços da manga tommy registraram nova queda no mercado interno. No Vale do São Francisco (PE/BA), a fruta foi comercializada a R$ 1,23/kg, redução de 22% em relação à semana passada. Em Livramento de Nossa Senhora (BA), o cenário foi semelhante, com o preço atingindo R$ 1,35/kg, queda de 24% no mesmo período.
Com os preços em patamares baixos, produtores demonstram apreensão quanto ao comportamento do mercado nas próximas semanas e meses, temendo que o elevado volume previsto e as cotações em queda afetem significativamente os ganhos, já que o valor atual já está próximo do custo.
O aumento no volume de mangas no mercado interno ocorre, em parte, porque muitos produtores não estão conseguindo exportar para os Estados Unidos, resultando na retenção de parte da produção no Brasil.
Esse cenário já está provocando uma saturação no mercado interno, dificultando a absorção do excedente e acentuando a pressão sobre os preços. É possível que, para a semana seguinte, a situação permaneça complicada, com alta oferta e preços baixos.
Fonte: hfbrasil.org.br