A lista de sertanejos como possíveis candidatos a deputado estadual no pleito eleitoral de 2026 cresce a cada dia, muitos ex-prefeitos estão dispostos a entrar na corrida para tomar assento em uma das 49 cadeiras do parlamento estadual. Dois ex-prefeitos que tiveram nomes ventilados para a disputa, confirmaram ao Blog que estão fora do pleito como candidatos; João Bosco de Granito e Vilmar Cappellaro de Lagoa Grande, em conversa com este blogueiro eles disseram que vão apoiar outros nomes.
No maior colégio eleitoral do sertão pernambucano, o nome do ex-prefeito Júlio Lóssio continua na lista. O filho do ex-prefeito, afirmou que seu pai é pré-candidato. Para Júlio Lóssio Filho, o nome do pai reforça o time das oposições em Petrolina e o palanque da governadora Raquel Lyra no sertão. Outro ex-prefeito de Petrolina, vai sair do PT e deve tentar mais uma vez uma vaga na Alepe; Odacy Amorim já foi deputado em duas oportunidades. Eleito a primeira vez pelo PSB e a segunda pelo PT, vai tentar o terceiro mandato por uma nova sigla.
A ex-prefeita de Santa Cruz, Eliane Soares, entra na disputa em busca de uma vaga na Câmara Federal. A ex-mandatária já está em plena pré-campanha, contando com apoios em vários municípios do sertão. Já a ex-prefeita de Dormentes, Josimara Cavalcanti, que também gostaria de entrar na disputa precisa assegurar apoio interno. Enquanto isso o ex-prefeito de Afrânio, Dr. Rafael Cavalcanti, ainda não sabe se vai ou não levar adiante o projeto de pré-candidatura para deputado estadual.
O novo nome na lista de pré-candidatos a deputado estadual veio do sertão do Araripe, o Blog do Emanoel Cordeiro, repercutiu matéria dizendo que o ex-prefeito de Santa Filomena, Cleomatson Vasconcelos (PT), está disposto a entrar na corrida por uma das 49 cadeiras da Assembleia Legislativa de Pernambuco. Cleomatson Vasconcelos já ocupou cargo de vereador e prefeito da cidade sertaneja, disputou o pleito de 2024 contra o atual prefeito que foi reeleito com 53,35% do total de votos válidos apurados.