Mais Médicos: 56 profissionais começam a atuar em municípios de Pernambuco e no DSEI

A partir desta quarta-feira (27), Pernambuco começa a receber 56 novos profissionais do Programa Mais Médicos. Eles vão ampliar o acesso à atenção primária e fortalecer as equipes de Saúde da Família em municípios do estado. Do total, um médico atuará no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Pernambuco, contribuindo diretamente para a melhoria da assistência à saúde das comunidades indígenas.

A iniciativa faz parte da 2ª chamada do 41º ciclo do Mais Médicos, que levará 1.498 profissionais para 987 municípios e 23 DSEIs em todo o país. Desse total, 1.446 médicos reforçarão as equipes de Saúde da Família (eSF) e 53 atuarão nos DSEIs, com início das atividades previsto para 27 de agosto, ampliando o acesso a serviços de saúde, e reduzindo o tempo de espera por atendimento.

Ao todo, são 443 médicos para a região Nordeste, 235 para o Norte, 100 para o Centro-Oeste, 461 para o Sudeste e 259 para o Sul. Destes, 46 são pessoas com deficiência e 331 são do grupo étnico-racial, reforçando o compromisso da pasta com a equidade e a valorização da diversidade nas políticas públicas de saúde do país.

Do total de novos médicos do programa, 1.139 profissionais têm registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) e já podem iniciar a sua jornada de trabalho entre 27 de agosto e 5 de setembro. Os 359 profissionais intercambistas (brasileiros formados no exterior ou estrangeiros com licença para atuar em outros países) deverão participar do Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv), a partir de novembro. O MAAv é um treinamento específico para os médicos atuarem em situações de urgência, emergência e no enfrentamento de doenças prevalentes nas regiões de atuação no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS).

Avanços do Mais Médicos: Com a meta de alcançar 28 mil profissionais até 2027, atualmente o Mais Médicos já assegura assistência a cerca de 67 milhões de pessoas em todo o Brasil. Hoje, cerca de 26,4 mil profissionais atuam em 4,5 mil municípios – o número de médicos em atividade representa o dobro em relação a 2022. Entre essas cidades, 1,7 mil apresentam altos níveis de vulnerabilidade social.

Fonte: Ministério da Saúde

Verifique também

Estudantes da Escola Quilombola Águas do Velho Chico em Orocó realizam visita técnica ao Museu da Fauna da Caatinga na Univasf

Alunos do 8º ano integral da Escola Quilombola Águas do Velho Chico em Orocó, participaram …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online