Mãe denuncia negligência durante parto em Abaré, recém-nascido Matteo morreu dias depois; Secretaria de Saúde emitiu nota

A morte do recém-nascido Matteo, no dia 27 de novembro, após complicações ocorridas durante o parto no Hospital Municipal Jonival Lucas da Silva, em Abaré (BA), gerou forte comoção e trouxe à tona denúncias de possível negligência médica. A mãe, que fez todo o pré-natal e acompanhou rigorosamente cada exame, relata momentos de desespero e falta de assistência adequada durante o trabalho de parto.

Segundo a família, no dia 21 de novembro, a bolsa se rompeu e a gestante procurou o hospital. Após avaliação inicial, foi informado que havia apenas 1 cm de dilatação. Horas depois, as dores se intensificaram, mas ainda assim, segundo o relato, a equipe afirmou que não se tratavam de contrações suficientes para internação naquele momento.

A mãe de Matteo conta que sua própria mãe (avó da criança) pediu ao médico que a regulasse e encaminhasse para outra unidade com mais estrutura, já que ela era mãe de primeira viagem e o hospital local não contava com suporte especializado. O pedido, porém, teria sido negado.

Com a evolução do quadro e fortes dores, às 15h a gestante chegou a 10 cm de dilatação e foi levada para a sala de parto. Entre 17h e 19h30, ela relata momentos de desespero, afirmando que sentia a cabeça do bebê e que clamou diversas vezes por encaminhamento devido à dificuldade para expulsão do feto. “Pelo amor de Deus, doutor, me encaminha, eu já não aguento mais”, disse ela.

O parto ocorreu por volta das 19h30, mas Matteo nasceu roxo e sem chorar, precisando ser reanimado. A mãe denuncia que, mesmo assim, o bebê não foi transferido para uma unidade especializada. O recém-nascido recebeu oxigênio por um capacete, mas permaneceu na cidade até apresentar hipoglicemia às 23h, quando, segundo a família, o médico só retornou à sala na manhã seguinte, por volta das 08h.

Dias depois, Matteo foi encaminhado para Senhor do Bonfim, onde faleceu no dia 27 de novembro.

Em resposta às denúncias, a Secretaria Municipal de Saúde de Abaré divulgou uma nota:

“A Secretaria Municipal de Saúde de Abaré, por meio do Hospital Municipal Jonival Lucas da Silva, solidariza-se com a mãe e os familiares pela perda do recém-nascido, que nasceu no dia 21 de novembro em Abaré e veio a óbito no dia 27 de novembro no município de Senhor do Bonfim.

A mãe foi acolhida e recebeu toda a assistência com médico e enfermeira obstetra, conforme as normas assistenciais vigentes, tanto no parto quanto no puerpério, seguindo o protocolo materno-infantil preconizado.

Conforme a legislação vigente, toda a documentação assistencial será encaminhada à Câmara Técnica Regional do Óbito Materno, infantil e fetal (estadual) para análise técnica, independente e conclusiva, seguindo os protocolos da vigilância em saúde.

Reforçamos que informações clínicas são protegidas por sigilo profissional e pela Legislação Federal, não sendo objeto de divulgação.

O caso está sendo tratado com toda a responsabilidade técnica e legal que a situação exige. O Hospital Municipal permanece à disposição dos familiares por meio dos canais oficiais, observando os trâmites legais pertinentes.

Hospital Municipal Jonival Lucas da Silva
Secretaria Municipal de Saúde de Abaré”

Verifique também

Um homem de 46 anos morre e avião faz pouso não programado no Tocantins

Um avião que seguia de Manaus (AM) para Belo Horizonte (MG) precisou alterar a rota …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online