Lula sobre petróleo na foz do Amazonas: “Antes de explorar, temos que pesquisar”

Em entrevista à Rádio Diário FM de Macapá nesta quarta-feira, 12 de fevereiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reforçou a posição do Governo Federal em torno da potencial exploração de petróleo na chamada Margem Equatorial, na foz do Rio Amazonas: “Não é que eu vou mandar explorar. Eu quero que seja explorado. Agora, antes de explorar, temos que pesquisar”, disse, na conversa com o radialista Luiz Melo.

Para Lula, a primeira questão a ser equacionada é descobrir se, de fato, existe petróleo na região e em qual quantidade. “Nós temos que ver se tem petróleo. Nós temos que ver a quantidade de petróleo, porque muitas vezes você cava um buraco de dois mil metros de profundidade e não encontra o que você imaginava”, ponderou.

O presidente adiantou que em breve haverá reunião para discutir o tema no governo e viabilizar que a Petrobras seja autorizada a pesquisar. “Talvez na semana que vem teremos uma reunião com a Casa Civil, o Ibama. Precisamos autorizar que a Petrobras faça a pesquisa. É isso que queremos. Se depois a gente vai explorar, é outra discussão”, afirmou.

TRANSIÇÃO ENERGÉTICA – O presidente ressaltou a confiança na capacidade técnica e de cuidado ambiental da Petrobras e a importância estratégica que a riqueza poderia significar para o país. “A Petrobras é uma empresa responsável. Tem a maior experiência de exploração de petróleo em águas profundas. Vamos cumprir todos os ritos necessários para que a gente não cause estrago na natureza. Até porque é dessa riqueza que a gente vai ter dinheiro para construir a sonhada transição energética”, ressaltou o presidente, em referência aos diversos investimentos feitos no país em torno de energias renováveis. O Brasil tem a matriz energética mais limpa do planeta entre as grandes economias, com cerca de 90% da energia usada pela sociedade produzida a partir de fontes renováveis, como hidráulica, eólica, biomassa e solar, segundo informações do Ministério de Minas e Energia.

INVESTIMENTOS NO AMAPÁ – Nesta quinta-feira (13/2), Lula participa, em Macapá (AP), da cerimônia de anúncios do Governo Federal para o estado do Amapá, que inclui doação da Gleba Cumaú (Área J) para regularização fundiária e urbanização, uma ação aguardada pela populaçao há 35 anos. Também está prevista a inauguração do Conjunto Residencial Nelson dos Anjos e a assinatura da Ordem de Serviço de início das obras do Instituto Federal de Tartarugalzinho.

Verifique também

Prefeito de Granito inicia gestão com festa milionária

Bem diferente do que aconteceu em muitos municípios da região, o Prefeito George de Sidney …

One comment

  1. Pesquisar como dá pra roubar da melhor forma!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online