Lula se pronuncia após taxação dos EUA e diz que Brasil responderá à altura

Presidente respondeu declarações recentes feitas por Donald Trump

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se pronunciou nesta quarta-feira (9), após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar uma nova tarifa de 50% sobre produtos brasileiros.

Por meio de uma publicação em suas redes sociais, Lula respondeu à manifestação do republicano e afirmou que “o Brasil é um país soberano, com instituições independentes, que não aceitará ser tutelado por ninguém”.

O líder brasileiro destacou ainda que qualquer medida de elevação de tarifas de forma unilateral será respondida com base na Lei Brasileira de Reciprocidade Econômica, aprovada em abril, que permite ao governo retaliar tarifas impostas por outros países.

Ao anunciar as tarifas ao Brasil, na tarde desta quarta-feira, Trump justificou a decisão alegando que o aumento estava diretamente relacionado ao tratamento dado pelo governo brasileiro ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), atualmente julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Lula respondeu, afirmando que o processo judicial contra o ex-presidente “é de competência exclusiva da Justiça brasileira e, portanto, não está sujeito a qualquer tipo de ingerência ou ameaça”.

“A soberania, o respeito e a defesa intransigente dos interesses do povo brasileiro são os valores que orientam nossa relação com o mundo”, finalizou.

Verifique também

Vereador Edezio Filho parabeniza Igreja Universal pelos seus 48 anos e relembra testemunho pessoal de superação

Nesta semana, o vereador Edezio Filho usou as redes sociais para parabenizar a Igreja Universal …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online