Lula: “Não podemos deixar que crime organizado continue destruindo famílias”

A declaração foi dada momentos após o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, se reunir com o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e anunciar uma série de medidas do governo federal

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou na noite desta quarta-feira (29/10), por meio de sua conta no X (antigo Twitter), que, após tomar conhecimento da situação do Rio de Janeiro, determinou uma série de medidas de combate ao narcotráfico. Uma operação nos complexos da Penha e do Alemão deixou 121 mortos, incluindo quatro policiais, nesta terça-feira (28).

“Não podemos aceitar que o crime organizado continue destruindo famílias, oprimindo moradores e espalhando drogas e violência pelas cidades. Precisamos de um trabalho coordenado, que atinja a espinha dorsal do tráfico, sem colocar policiais, crianças e famílias inocentes em risco”, disse o presidente.

Entre as medidas anunciadas mais cedo pelo governo federal, estão a criação de um Escritório Emergencial contra o Crime Organizado, além do aumento de vagas em presídios federais de segurança máxima para a transferência de líderes do crime organizado, o aumento do efetivo da Polícia Rodoviária Federal (PRF), de peritos criminais e de outros profissionais da Força Nacional e de outros estados, para intensificar as atividades de inteligência.

Na ocasião, Lula também frisou a importância da aprovação da PEC da Segurança (PEC 18/2025), que tramita na Câmara dos Deputados e segue parada. “Com a aprovação da PEC da Segurança, que encaminhamos ao Congresso Nacional, vamos garantir que as diferentes forças policiais atuem de maneira conjunta no enfrentamento às facções criminosas”, defendeu.

Mais cedo, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, também ressaltou a importância da PEC e destacou que o modelo de cooperação entre União e Estado implementado no Rio de Janeiro em combate ao crime organizado “será o embrião da PEC da Segurança (PEC 18/2025)”.

A PEC da Segurança chegou a ser aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados em julho, mas ainda não avançou no parlamento.

Verifique também

PRF detém homem com identidade funcional falsa da PM no Recife

Duas camisas da PM em nome do condutor foram encontradas em bolsa Um homem que …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online