Novo ministro tem 53 anos, foi eleito Deputado Federal pelo PT em São Paulo e é médico
O presidente Lula demitiu a ministra da Saúde, Nísia Trindade, nesta terça-feira (25/2). Ela será substituída no cargo por Alexandre Padilha (PT), atual ministro das Relações Institucionais.
A demissão foi comunicada por Lula em reunião com a ministra no Palácio do Planalto, no início da tarde. Além de Nísia, o próprio Padilha participou do encontro, segundo informações dos bastidores.
Para o lugar de Padilha na Secretaria de Relações Institucionais, um dos nomes mais cotados é o do atual líder do governo na Câmara, o deputado José Guimarães (PT-CE), conforme comentários.
Nísia fritada
Nísia já vinha sendo fritada por Lula nos bastidores há pelo menos duas semanas. Na semana passada, o próprio presidente avisou a auxiliares que trocaria sua ministra da Saúde.
O motivo para tanta irritação do presidente é obvio, Lula está se preparando para mais uma campanha eleitoral. Precisa de um time competitivo, com ministros fazendo entregas e correspondendo politicamente.
Resta saber quais as próximas peças a serem trocadas no time presidencial de Lula, comenta-se que o presidente já sabe onde mexer e que tem o time escalado na ponta da língua.