Lula consulta países sobre Conselho da Paz

Presidente debate com nações aliadas antes de decidir se integrará o grupo criado por Trump supostamente para resolver o conflito em Gaza

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem consultado aliados para decidir se participa do Conselho de Paz, criado na quinta-feira pelos Estados Unidos para mediar o conflito entre Israel e Hamas e supervisionar a reconstrução da devastada Faixa de Gaza.

A criação do grupo faz parte da estratégia do cessar-fogo do conflito, mediado pelos EUA, em setembro do ano passado. Além do Brasil, países como Argentina, Canadá, Índia, Turquia e Itália foram convidados pelo presidente dos EUA, Donald Trump, a integrar o conselho.

Segundo fontes do Ministério das Relações Exteriores, o Brasil tem discutido com país aliados que também foram convidados a integrar o grupo. Interlocutores do Itamaraty afirmaram, porém, não saber quais chefes de Estado Lula já contatou. Segundo o Planalto, o presidente fez ligações para três líderes entre quarta-feira e quinta-feira.

Também convidada, a Índia manteve conversas com o Brasil nessa quinta-feira. Lula telefonou para o primeiro-ministro Narendra Modi, e os dois discutiram sobre a situação em Gaza.

Ambos defenderam uma reforma ampla da Organização das Nações Unidas (ONU) e de seu Conselho de Segurança. Até o momento, a Índia também não se manifestou sobre a participação no Conselho de Paz.

Verifique também

Ciro Gomes abre 10 pontos de vantagem sobre Elmano de Freitas na corrida pelo governo do Ceará

Um levantamento do Paraná Pesquisas, divulgado nesta quinta-feira (22), mostra que Ciro Gomes (PSDB) lidera as intenções de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online