Representantes da Organização das Cooperativas Brasileiras- OCB, Nacional e de Pernambuco; do Poder Público (Mapa, MDA e Banco Central do Brasil), e do sistema de crédito (Cresol, Ailos, Sicredi, Sicoob e Unicred), estiveram em Petrolina-PE, nesta sexta-feira (28), realizando a etapa Nordeste do projeto “Conhecer para Cooperar”.
Em visita à Cooperativa de Produtores Exportadores do Vale do São Francisco (Coopexvale), a delegação conheceu de perto a estrutura de produção, comercial e de logística, que faz chegar as uvas dos 36 cooperados aos quatro cantos do país e do mundo.
Álvaro Solano, presidente e Jailson Lira, membro do conselho de Administração e diretor da Coopexvale, fizeram uma apresentação geral da organização e acompanharam os visitantes pelos túneis e câmaras de resfriamento de uvas, docas de embarque/recebimento das uvas, área para armazenagem e visita à uma fazenda de um cooperado com direito a degustação e fotos nos parreirais.
De acordo com a gerente de Relações Institucionais da OCB Nacional, Clara Maffia, o grupo ficou bastante impressionado com os diferenciais da região. “Vamos levar as melhores impressões do Vale. Aqui temos um cooperativismo forte, pujante e que faz toda a diferença no país, principalmente pela fruticultura irrigada”, ressaltou.
O presidente do Sistema OCB/PE, Malaquias Ancelmo de Oliveira, agradeceu pela escolha de Pernambuco para fazer parte da etapa Nordeste do projeto. “O cooperativismo pernambucano se sente honrado por fazer parte do projeto Conhecer para Cooperar. A iniciativa da OCB nacional é louvável em levar agentes do Poder Público e dirigentes do cooperativismo brasileiro para conhecer experiências exitosas de cooperativas nas diversas regiões do país. Essa é uma forma de integrar e interagir com as entidades que podem apoiar o cooperativismo, no sentido de torná-lo mais conhecido e de contribuir para viabilizar parcerias voltadas ao seu desenvolvimento”, concluiu.
CLAS Comunicação & Marketing