O Ministro da Justiça declarou que a ausência de provas concretas e de processos bem instruídos, impedem a manutenção de suspeitos na prisão; poderia o ministro criador da Audiência de Custódia explicar como seria a fórmula para a polícia prender bem.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afirmou na quarta-feira (19) que o Judiciário é obrigado a liberar detentos quando as prisões são conduzidas de maneira inadequada pela polícia. Segundo ele, “a polícia tem que prender melhor” para evitar solturas determinadas pela Justiça. A declaração foi dada durante a abertura da reunião do Conselho Deliberativo da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), em Brasília.
Quando uma declaração vem de alguém que esteve ao longo de anos sentado na cadeira de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), sendo presidente da instância máxima do judiciário brasileiro deve ser no mínimo merecedora de atenção. Se a polícia combate o crime de forma enérgica é inadequada, se prende o bandido e leva pra justiça é uma prisão mal feita. Continuando assim os senhores integrantes da justiça brasileira, vão desestimular a própria sociedade a ingressar nas forças de segurança.
É inaceitável uma declaração dessa natureza do senhor Ministro da Justiça, ela vem num momento em que a sociedade não acredita nas instituições. Uma vez que a realidade dos tempos de hoje são desanimadoras por conta do crescente índice de violência, ao mesmo tempo em que os bandidos são presos e imediatamente são soltos. A sensação que se tem por toda parte do Brasil é de absoluta impunidade, aí vem o Ministro da Justiça e faz declaração tentando justificar o injustificável.