Os atletas da Associação Petrolinense de Atletismo (APA), Justino Pedro e Mirela Saturnino, foram vice-campeões da SP City Marathon 2025, realizada neste domingo (27), em São Paulo. A edição deste ano também valeu como Campeonato Pan-Americano de Maratona, e os dois atletas pernambucanos conquistaram a medalha de prata nas duas classificações: geral e pan-americana.
Na disputa feminina, Mirela Saturnino completou os 42,195 km em 2h50min22s. A atleta celebrou a oportunidade de representar novamente o Brasil e garantir um lugar no pódio.
“Estou muito feliz com esse resultado. Ser vice-campeã numa prova tão grande e exigente é motivo de muito orgulho para mim. Agradeço a Deus por essa conquista. Estou feliz por ter sido convocada para representar o Brasil e por ficar entre os primeiros colocados. Obrigada a todos pela torcida.”
Justino completou a prova com o tempo de 2h23min22s. O atleta valorizou bastante o resultado, após revelar que precisou fazer duas paradas durante o percurso.
“Foi uma prova muito difícil, com muitas subidas, e ainda precisei parar duas vezes por problemas estomacais. Mas, graças a Deus, consegui me recuperar no final e garantir essa segunda colocação, que é muito importante. Agradeço a Deus por estar em mais um pódio.”
A maratona teve largada na Praça Charles Miller, em frente ao Estádio do Pacaembu, e chegada no Jockey Club de São Paulo. O percurso passou por 18 bairros da capital paulista, reunindo mais de 24 mil atletas.
Os vencedores da prova foram Amanda Aparecida de Oliveira, com o tempo de 2h40min56s, e Éderson Vilela Pereira, com 2h15min58s. Ambos também ficaram com o título pan-americano.