Justiça Eleitoral cassa mandatos de 2 vereadores em Alexandria (RN) por fraude à cota de gênero

Dois vereadores de Alexandria, tiveram os mandatos cassados pela Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte. Filiados ao Republicanos, João Victor de Ciaca e Carlinhos Sarmento, foram cassados por fraude na cota de gênero, já que o partido não cumpriu a cota mínima de 30% de candidaturas femininas nas eleições de outubro último.

Mesmo com a decisão do juiz João Makson Bastos de Oliveira, da 41ª Zona Eleitoral, os edis devem seguir com os mandatos, à espera de uma decisão da 2ª instância, caso decidam recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN).

O juiz João Makson considerou que o Republicanos praticou fraude ao não cumprir a cota mínima de 30% definida por lei. O Republicanos inscreveu 7 candidaturas a vereadores em 2024, sendo 5 homens e 2 mulheres, o que corresponde a 71,43% de candidaturas masculinas, e 28,57% de candidaturas femininas.

O juiz, em sua decisão, proferiu que o partido, deliberadamente, escolheu fraudar a cota de gênero.

O magistrado considerou que o estabelecimento de cotas de gênero não vincula, de forma absoluta, as agremiações partidárias a proporções fixas de candidaturas lançadas, mas a parâmetros legais mínimo e máximo.

A decisão declarou a nulidade dos votos nominais e de legenda de todas as candidaturas que concorreram pelo Republicanos.

Verifique também

Movimentação na Delegacia de Policia Civil de Belém do São Francisco gera especulação da população nas redes sociais

População de Belém do São Francisco, sertão do estado de Pernambuco, ainda está em choque …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online