Juntos Pela Segurança: Governo de Pernambuco amplia investimentos em segurança pública no Sertão

Reiterando o compromisso com o fortalecimento das forças policiais e órgãos de segurança, o Governo de Pernambuco segue ampliando os investimentos no Estado. O Sertão é uma das regiões que vem sendo beneficiada, com novas estruturas e equipamentos, ampliando o policiamento nas ruas, acelerando as investigações e garantindo um maior atendimento de qualidade à população.

Como parte do programa Juntos pela Segurança, estão em andamento as construções dos novos batalhões especializados de Policiamento (BIESP) em Petrolina e Arcoverde, que reforçarão a presença da Polícia Militar e ampliarão a capacidade de resposta no combate à criminalidade no interior. A iniciativa representa um marco na reestruturação das forças de segurança, com atenção especial à valorização da tropa e a melhoria das condições de trabalho dos policiais que atuam no Sertão. “Cada nova unidade significa mais proteção, resposta mais rápida e maior proximidade com as comunidades”, pontuou o comandante-geral da PMPE, coronel Ivanildo Torres.

Serão, ainda, construídas unidades estruturais na região para modernizar e fortalecer a atuação da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE). Cinco municípios serão beneficiados com novos espaços: Exu, Ibimirim, Iguaraci, São José do Egito e Venturosa. Os locais serão mais adequados para o uso da população, atendendo aos padrões técnicos e operacionais exigidos para um bom funcionamento de uma unidade policial.

“Os investimentos na área da segurança pública, aqui no Sertão, quer seja em infraestrutura, como as novas delegacias que serão construídas na Dinter 2; ou equipamentos já entregues, como novas viaturas e armamentos, por exemplo; além do reforço de policiais a ser recebido; todos os investimentos são indispensáveis para um melhor desempenho nas atividades de Polícia Judiciária, o que já vem sendo percebido nas resoluções dos crimes e na contínua redução dos índices de crimes violentos patrimoniais no Sertão, por exemplo”, explicou a diretora Integrada do Interior 2 da Polícia Civil, delegada Isabella Pessoa.

Outro marco para a região é a construção e retomada das obras dos Complexos de Polícia Científica (CPCs). Com as novas estruturas, os serviços de perícia criminal e medicina legal serão descentralizados, reduzindo a necessidade de deslocamento até a capital para a realização de exames essenciais, como balística, toxicologia e análises médico-legais. Desta forma, o tempo de resposta das investigações terá uma maior celeridade, garantindo mais eficiência e qualidade no atendimento à população. Os municípios contemplados serão Arcoverde, Floresta, Petrolina e Serra Talhada. Já o Complexo de Salgueiro está em fase final, após mais de uma década de obras paralisadas.

“Com a implantação dos novos Complexos de Polícia Científica (CPCs) em Arcoverde, Serra Talhada, Salgueiro, Floresta, Ouricuri e Petrolina, todos os serviços do Instituto de Medicina Legal – necropsias, perícias traumatológicas e sexológicas – serão descentralizados no Sertão, o que reduzirá a necessidade de deslocamentos para Petrolina, Caruaru ou Recife, garantindo mais agilidade na produção e análise de vestígios, respostas imediatas às investigações e maior conforto às famílias, além de reforçar o acesso à justiça e aproximar os serviços da população”, declarou o gerente-geral do Interior 2,  Gilmário Lima.

O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco também está recebendo investimentos, em um movimento estratégico para modernizar e aprimorar a capacidade de resposta do CBMPE. A Corporação receberá novas unidades, que seguirão padrões modernos de construção, com ambientes planejados, ampliando a capacidade de atendimento à população e garantindo melhores condições de trabalho para os integrantes do CBMPE. Os novos grupamentos e seções vão oferecer serviços essenciais como combate a incêndios, atendimento pré-hospitalar, ações de busca e salvamento e atividades técnicas. As unidades estarão em Araripina, Afogados da Ingazeira, São José do Egito e Floresta.

Além da infraestrutura no Sertão, os investimentos no CBMPE incluem renovação da frota com novos carros para combater incêndio, moto aquática e diversos outros investimentos para a Corporação. “Essas novas aquisições de veículos e equipamentos, além da chegada de novos soldados, representam um passo significativo na melhoria da infraestrutura e prontidão do CBMPE. O investimento visa dotar os militares com as ferramentas mais modernas e eficientes, garantindo respostas rápidas e seguras”, declarou o diretor Integrado do Interior 2 do CBMPE, tenente-coronel BM José Ferreira de Melo.

Verifique também

Vereador Tinanan solicita ação educativa e fiscalização da Vigilância Sanitária de Cabrobó sobre falsificação de bebidas

O vereador Tinanan apresentou uma indicação solicitando que a Vigilância Sanitária de Cabrobó intensifique as …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online