Juntos Pela Cidadania estreia 2025 em Petrolina, no Sertão de Pernambuco

Esta será a primeira vez do Juntos Pela Cidadania no Sertão, que acontecerá entre os dias 14 e 16 de janeiro, na cidade de Petrolina

A terceira edição do Juntos Pela Cidadania, primeira do ano de 2025, acontecerá na cidade de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, nos dias 14 e 16 de janeiro.

O evento é marcado pela prioridade da gestão da governadora Raquel Lyra em interiorizar serviços e ações em busca de assegurar, de forma gratuita, diversos direitos à população.

Essa ação se somará à agenda do já consolidado Programa Chapéu de Palha, em que ocorre o cadastramento de trabalhadores rurais e da pesca em condições adversas da entressafra e a oferta de serviços de cidadania à população geral.

Com isso, pretende-se otimizar ações conjuntas envolvendo um raio ampliado de secretarias estaduais, municipais e ações de organizações sociais locais com a finalidade de promover para a população dos territórios prioritários uma oferta de serviços ampla e que viabilize o acesso à cidadania do povo pernambucano nos mais variados territórios, sobretudo do interior, matas e litoral, onde concentra-se o perfil do programa Chapéu de Palha.

Enquanto o Chapéu de Palha ocorrerá de 13 a 17 de janeiro, o Juntos Pela Cidadania oferecerá ações de emissão de RG e certidões civis entre os dias 14 e 18 de janeiro.

Nesses dias, tais serviços do JPC serão garantidos por duas equipes: uma fixa na Escola de Referência em Ensino Fundamental Moysés Barbosa, em Areia Branca, e outra itinerante que cobrirá mais seis territórios da cidade, onde o Chapéu de Palha também estará.

Já nos dias 14 e 16 de janeiro, ocorrerão os “Dias D”, em que será oferecida uma versão mais completa do Juntos Pela Cidadania, com a oferta de mais serviços para a população.

No dia 14 de janeiro, uma terça-feira, a ação acontecerá na já mencionada Escola Moysés Barbosa.

Já no dia 16, quinta-feira, será realizada na Escola Técnica Estadual Maria Wilza Barros de Miranda, no Loteamento Bela Vista/João de Deus. Essa será a primeira vez do Juntos Pela Cidadania no Sertão.

Participam da coordenação do evento a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência, a Secretaria de Defesa Social, a Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento Regional e Gestão e a Secretaria Estadual de Educação.

Em Petrolina, estarão, de forma gratuita, à disposição da população, serviços como emissão de segundas vias de certidões (nascimento, casamento e óbito); RG; orientação e entrega de formulário para Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA); orientação e entrega de formulário para Passe Livre Intermunicipal; orientações e atendimentos do Procon Pernambuco; distribuição de preservativos (femininos e masculinos); palestras informativas sobre violência contra as mulheres; cadastramento no sistema de emprego do Governo Federal; inscrições para cursos de qualificação e empreendedorismo; cadastramento e orientações sobre o IDJovem; ofício para habilitação de casamento; PE Produz; negociação de dívidas com a Compesa e a Neoenergia, serviços de saúde e entre outros.

Titular da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência do Governo de Pernambuco, Joanna Figueirêdo enfatizou a logística de descentralização, para que os serviços oferecidos gratuitamente também alcancem a população de fora do Recife e Região Metropolitana.

“Pretendemos otimizar ações conjuntas envolvendo um raio ampliado de secretarias estaduais e municipais, além de reforçar ações de organizações sociais locais, com a finalidade de promover para a população dos territórios prioritários uma oferta de serviços ampla e que viabilize o acesso à cidadania do povo pernambucano nos mais variados territórios”, afirmou Joanna.

Abaixo, confira os serviços ofertados pelo Juntos Pela Cidadania em Petrolina

Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência (SJDH)

Emissão de segundas vias de certidões (nascimento, casamento e óbito); Orientação psicossocial e jurídica e alteração do prenome; Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa; Difusão, atendimento e orientação nos casos de mediação de conflitos; Orientação e entrega de formulário para Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; Orientação e entrega de formulário para obtenção do Passe Livre Intermunicipal; Orientações e atendimentos sobre direitos e deveres do consumidor via Procon Pernambuco.

Secretaria de Defesa Social (SDS)

Palestras; Triagem; Cópias; Emissão de RG; Alerta Celular; Alerta Bike; Apresentação musical da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE).

Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS)

Divulgação do Mães de Pernambuco; Orientação de acesso ao benefício BPC; Divulgação sobre segurança alimentar e nutricional; Atividade de educação alimentar e nutricional para crianças e adolescentes; Difusão do programa Atitude e Abordagem; Instrumentos musicais para dinâmica; Distribuição de pirulitos, biscoitos e água; Distribuição de preservativos.

Secretaria da Mulher (SECMUL)

Distribuição de material informativo sobre violência contra as mulheres; Jogo educativo;  Palestras.

Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo (SEDEPE)

Cadastro no sistema de emprego do Governo Federal; Orientações para MEI; Inscrições para cursos de qualificação e empreendedorismo.

Secretaria da Criança e Juventude

Cadastramento e orientações sobre o ID Jovem; Palestras.

Secretaria de Administração (SAD)

Emissão de segundas vias de CPF.

Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH)

Divulgação do Programa Morar Bem (Entrada Garantida).

Defensoria Pública

Ofício de encaminhamento para segundas vias de certidões (nascimento, casamento e óbito); Ofício para retificação extrajudicial de registro; Ofício para habilitação de casamento; Solicitação via sistema CRC para pessoas registradas em outros estados; Orientações jurídicas; Judicialização (ações de alimentos, guarda e divórcio); Propositura de ações judiciais (alimentos, divórcio, investigação de paternidade e retificação de registro); Organização e  casamentos coletivos; Mutirões de exames de DNA.

Ouvidoria

Panfletagem; Distribuição de cartilhas; Articulação da rede da Ouvidoria; Difusão e atendimento.

Verifique também

Vereador Rony Russo garante água encanada para famílias do Morro de Nossa Senhora da Conceição em Cabrobó

Após mais de quatro anos de espera, os moradores do Morro de Nossa Senhora da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online