Juiz Eleitoral decide por não cassar mandatos de vereadores de Cabrobó; prevaleceu a vontade dos 1.560 eleitores que votaram em Cris e Arnaldo

Os últimos dias foram de apreensão em Cabrobó aguardando decisão da Justiça Eleitoral, o clima era tenso no meio político e tinha muita gente torcendo pra que alguém se desse mal e com isso ele se daria bem. É o chamado jogo político, nós somos aliados até determinado ponto. Muitos já desconfiados do conhecido fogo amigo, outros acreditavam num desfecho final onde ninguém saísse aranhado e a paz voltasse a reinar no meio situacionista.

Na verdade a decisão em questão, colocava em jogo dois mandatos eleitos democraticamente pela vontade soberana do povo de um município sertanejo de Pernambuco, Cris Beira Rio e Arnaldo do Caldeirão saíram das urnas em 6 de outubro de 2024 com autorização de 1.560 cabroboenses para representá-los no Parlamento Municipal. É importante ressaltar que, não se deve desconsiderar o descumprimento das Leis e observar sua eficácia.

Essa situação envolvendo dois aliados do governo, já vinha causando desgaste para o prefeito Galego de Nanai (Avante) em sua base. Mesmo que o prefeito não tenha nenhum interesse direto nesse caso, levando em consideração a cassação tanto de Cris quanto Arnaldo, um leque de aliados próximos do prefeito seriam beneficiado. Alguns secretários e ex-vereadores estão na lista, entre eles Antônio Neto e o ex-presidente da câmara, Mário Barros.

O prefeito Galego de Nanai também não iria arriscar se envolver em questões que pode lhe trazer preocupações, lembrando que ele ainda tem acertos com a Justiça Eleitoral por conta de denúncias na campanha. Outra situação que não seria nada confortável politicamente para o prefeito, seria o confronto com as bases eleitorais desses dois vereadores. Lembrando que se a justiça aceita a denúncia, o resultado final poderia deixar todos que foram candidatos e os dirigentes do PDT inelegíveis por até 8 anos.

A justiça eleitoral em Cabrobó fez valer o Artigo da Constituição da República Federativa do Brasil, quando diz que todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição. O Art. 2º diz ainda que são Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. O povo de Cabrobó elegeu em 6 de outubro de 2024 o prefeito; vice-prefeita e 13 vereadores, entre os quais Cris Beira Rio e Arnaldo do Caldeirão.

Verifique também

Vereador Rony Russo garante água encanada para famílias do Morro de Nossa Senhora da Conceição em Cabrobó

Após mais de quatro anos de espera, os moradores do Morro de Nossa Senhora da …

One comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online