João Suassuna visita Petrolina em divulgação de projetos que homenageiam Ariano

Na tela dos cinemas em todo o Brasil, em uma exposição imersiva em um centro de compras e lazer na capital do Estado ou nas salas de aula de uma das maiores instituições de ensino de Pernambuco em um novo projeto cultural, Ariano Suassuna e sua obra estão sendo reverenciados de maneira especial em 2025.

Por isso, nos dias 28 e 29 de janeiro, o seu neto, João Suassuna, estará em Petrolina, no sertão pernambucano, para divulgar esse calendário de homenagens ao criador do Movimento Armorial, iniciativa artística de valorização das raízes populares nordestinas que surgiu em 1970.

Além de falar sobre os sucessos de bilheteria de O Auto da Compadecida 2 e de público da exposição O Auto de Ariano, João Suassuna dará detalhes sobre o novo projeto cultural do Grupo Gênese de Ensino (GGE) que teve o neto do escritor como curador.

É um projeto inovador que visa divulgar permanentemente a cultura nordestina. Estamos pesquisando obras de diversos artistas e planejamos decorar cerca de 80 portas da escola com temas que remetem a cada um deles, criando assim uma vivência diária para os alunos e despertando sua curiosidade”, explica.

Para marcar o início dessa abordagem da cultura local nas unidades do GGE em João Pessoa, Recife, Aldeia e Caruaru, que reúnem mais de sete mil alunos, um presente-espetáculo foi produzido com elementos visuais, gastronômicos e culturais, como o queijo da fazenda Carnaúba de Taperoá-PB, terra natal de Ariano.

A lembrança leva em sua capa a frase do escritor: “o sonho é o que leva a gente para frente”. “Essa frase é emblemática do meu avô querido e mestre Ariano, pois sem sonhar a gente fica acomodado. E foi justamente um sonho que levou os quatro engenheiros que hoje são sócios-diretores do colégio a criarem o GGE”, destaca Suassuna.

Esse é o marco inicial de valorização da nossa cultura dentro da escola, trazendo para dentro da sala de aula os símbolos, elementos e personagens culturais para que os nossos alunos possam vivenciar e quiçá reproduzir essa riqueza”, afirma José Folhadela Neto, sócio-diretor do Colégio GGE.

O empresário acrescenta ainda que o presente simboliza a gratidão pelo legado do escritor e o compromisso com a educação, unindo tradição e modernidade. “Ariano acreditava que a verdadeira riqueza está naquilo que podemos aprender, compartilhar e preservar e é exatamente essa essência que buscamos com esse projeto, com a valorosa contribuição de João Suassuna, para que seja um símbolo de nossas raízes culturais e de uma educação que valoriza o sonho, a criatividade e o futuro”, finaliza.

Verifique também

Prefeito busca soluções para a retomada das obras de praças públicas em vários bairros de Juazeiro-BA

Por: Manu Lustosa – Ascom/PMJ O prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, acompanhado do secretário de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online