É notável que o prefeito do Recife vêm se comportando como pré-candidato ao Governo de Pernambuco, claro que tudo vai depender do cenário político no ano da eleição e se vale a pena renunciar três anos de mandato para concorrer ao pleito. No entanto, o presidente nacional do PSB e prefeito do Recife, tem aparecido ao lado de dois pré-candidatos ao Senado.
Vistoriando obras de sua gestão em diferentes pontos da capital pernambucana, João tem dado importância às figuras do ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho e do ministro Silvio Costa Filho. Para quem acompanha a política de perto já fez a leitura, o prefeito já está ensaiando as caminhadas para 2026 com seus prováveis companheiros de majoritária.
Outro nome ventilado como possível candidata ao Senado em 2026 é o de Marília Arraes, o partido da ex-deputada já anunciou sua pré-candidatura e disse que vai trabalhar forte a ideia. Marília foi adversária de Raquel em 2022 na disputa pelo Governo de Pernambuco e perdeu no 2º turno, em 2020 disputou a prefeitura do Recife contra João e também perdeu no 2º turno.
No entanto, tudo leva a crer que o nome de Marília não faz parte dos planos de João Campos. Ela é sua prima e isso não ajudaria no fortalecimento do nome do filho de Eduardo Campos, uma vez que os votos de ambos estão diretamente ligados ao legado da família Arraes e Campos. Portanto, Marília pode levar adiante sua pré-candidatura por conta própria.
Observando o cenário atual conforme as movimentações é possível antever o que pode acontecer em 2026, sendo João Campos candidato ao Governo de Pernambuco seus companheiros de chapa deve ser Miguel Coelho e Silvio Costa Filho. Ainda tem um detalhe: falta o nome para compor a vice de João Campos, ainda assim o de Marilia é fora de cogitação.