Ainda não há uma definição quanto ao rumo a ser adotado por alguns partidos políticos em relação ao pleito eleitoral de 2026; algumas legendas estão divididas em termos de apoio aos possíveis postulantes ao cargo de Governador de Pernambuco. O MDB, um dos históricos resistentes à Ditadura Militar, tem uma ala que defende apoio ao prefeito do Recife e outra à governadora Raquel Lyra.
Principal liderança da legenda, sem dúvida alguma, é o ex-governador Jarbas Vasconcelos, que iniciou sua vida pública no “velho MDB de guerra” e ganhou respeito e admiração nacional. Jarbas foi Deputado Estadual e Federal, Prefeito do Recife, Governador e Senador da República. Chegou a ser presidente nacional da legenda, sempre visto e admirado como autêntico emedebista.
A vida de Jarbas sempre foi marcada por sua capacidade de lealdade aos amigos; assim foi em 1986, quando apadrinhou a candidatura de Miguel Arraes para Governador de Pernambuco. O nome natural do partido na disputa seria o de Marcos Freire, tendo em vista que ele teria perdido a eleição no pleito anterior por conta do famoso voto vinculado, adotado pela Ditadura Militar.
Em 1985 aconteceu eleição para escolha dos prefeitos de capitais; o PMDB realizou convenção para escolher entre Jarbas e Sergio Murilo. Marcos Freire pecou ao apoiar o nome de Sergio Murilo na convenção; já Miguel Arraes não pensou duas vezes e marchou com Jarbas. Jarbas perdeu a indicação do partido, foi para a disputa e deu a volta por cima, vencendo o pleito.
Como Jarbas se tornou prefeito, se perdeu na convenção? A legislação era outra; após a convenção, Jarbas resolveu buscar outro partido para continuar a luta. Leonel Brizola ofereceu o PDT, Miguel Arraes aconselhou Jarbas a se filiar no PSB. A ideia deu certo e Jarbas, filiado ao PSB conforme vontade de Arraes, foi para a disputa e venceu o pleito, tornando-se prefeito do Recife.
Na eleição de 1986, Jarbas foi leal ao amigo Miguel Arraes e apadrinhou sua candidatura para o Governo de Pernambuco. Arraes venceu e 4 anos depois foi a vez de retribuir a lealdade. No entanto, devido à gestão desastrosa de Miguel Arraes, Jarbas Vasconcelos foi derrotado nas urnas por Joaquim Francisco. Em 1992, Jarbas volta a ser eleito Prefeito do Recife.
O PSB de Pernambuco entra em cena mais uma vez para salvar o futuro político de um Jarbas; dessa vez o personagem foi Jarbas Filho, que estreou na política com uma derrota para vereador do Recife em 2012. Na eleição de 2022, Jarbas disputa mandato de Deputado Estadual, estando filiado ao PSB; pouco depois, deixa a legenda e volta para o velho MDB de guerra.
Blog do Didi Galvão

