O mês de janeiro é dedicado à conscientização da hanseníase. Através da campanha Janeiro Roxo, a Prefeitura de Petrolina intensifica as ações para alertar a população sobre os sinais e sintomas da doença, além de reforçar a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado. O objetivo é reduzir o estigma social e garantir que mais pessoas recebam o atendimento necessário para evitar complicações graves.
A hanseníase é uma doença que pode se manifestar de forma silenciosa, isso dificulta o diagnóstico em sua fase inicial. É importante ficar atento aos seguintes sinais: manchas na pele, que podem ser claras ou avermelhadas com alteração na sensibilidade, sendo mais difíceis de perceber, pois podem não causar dor ou coceira; alteração na sensibilidade, a perda da sensação de toque, calor ou dor, principalmente nas mãos, pés e outras partes do corpo; lesões na pele como caroços, placas e áreas com alteração na cor da pele; dormência e fraqueza nos braços, mãos, pernas e pés, que podem prejudicar os movimentos e a força muscular; e dor nos nervos que pode causar dor ou desconforto nos nervos periféricos, afetando a mobilidade e a funcionalidade das extremidades.
É fundamental que qualquer pessoa que identifique os sintomas de hanseníase procure atendimento médico nas Unidades Básicas de Saúde para um diagnóstico preciso. A doença é tratada com medicamentos específicos. O tratamento dura entre 6 e 12 meses e pode interromper a transmissão da doença e evitar danos permanentes à saúde.
A Prefeitura de Petrolina reforça que o tratamento da hanseníase é totalmente gratuito e está disponível nas Unidades Básicas de Saúde da cidade. A hanseníase tem cura e, quando tratada precocemente, os riscos de sequelas permanentes são reduzidos.
_______
Texto: Débora Sousa – Assessora de Comunicação da Secretaria de Saúde