Principal via terrestre entre o Nordeste e o Sul do Brasil, a BR-116 passará por processo de modernização no trecho que corta o Vale do Rio Doce, em Minas Gerais. Com investimento de R$ 500 milhões financiado pelo Banco do Nordeste (BNB), as obras serão realizadas no segmento sob concessão do grupo EcoRodovias, visando melhorar a infraestrutura e a segurança da rodovia.
O trecho financiado tem início no entroncamento com a BR-381/451, em Governador Valadares, e segue até o município de Santa Bárbara do Leste, atravessando Alpercata, Engenheiro, Caldas, Inhapim, Tarumirim, Ubaporanga e Santa Rita de Minas.
O presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, destaca que as localidades contempladas estão no perímetro que mais recentemente passou a integrar a área da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e, portanto, aptas a receber recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).
“O crédito de qualidade tem o poder de transformar a vida de quem empreende e de toda a sociedade. É um financiamento que está em sintonia com o esforço do presidente Lula, que tem incentivado os bancos públicos a promover o desenvolvimento e a apoiar grandes projetos de infraestrutura. No Leste de Minas Gerais, toda a população será beneficiada, uma vez que todos utilizam a rodovia e vão trafegar por estradas mais seguras e modernas”, afirma Paulo Câmara.
Para o superintendente estadual do BNB, Wesley Maciel, o início das obras é um marco de transformação no desenvolvimento do Vale do Rio Doce. “Além de proporcionar mais segurança a quem transita pela rodovia, a modernização da BR-116 ainda traz benefícios muito positivos para o desenvolvimento dos municípios do entorno da área duplicada, uma vez que o escoamento da produção dessas localidades vai ficar mais seguro e mais rápido”, celebra Wesley.
A diretora de Finanças Corporativas do Grupo EcoRodovias, Andrea Fernandes, ressalta que os investimentos viabilizados com o apoio do Banco do Nordeste contemplam, entre outras frentes, importantes obras de ampliação e melhorias na infraestrutura rodoviária. A executiva detalha que estão previstas intervenções como 99,7 quilômetros de duplicações de pista, 15,6 quilômetros de faixas adicionais, 8 quilômetros marginais, implantação de nove passarelas, 24 dispositivos de retorno, 78 acessos e 35 pontos de ônibus, além de obras específicas para segurança, como 16 passagens de fauna e três caixas para produtos perigosos.
“Essas iniciativas trarão benefícios concretos em termos de segurança viária, maior fluidez no tráfego e melhor experiência para os usuários. Reforçamos nosso compromisso com a qualidade da infraestrutura e com a promoção do desenvolvimento regional sustentável”, declarou Andrea. O investimento total do grupo na região é de mais de R$ 1,6 bilhão.
O negócio foi conduzido pela agência do Banco do Nordeste em Montes Claros, responsável pelas operações com clientes do segmento Corporate no estado. A gerente da unidade, Jeanne Brandão, acrescenta que o projeto vai contribuir para aumentar a geração de emprego e a arrecadação de tributos pelo poder público, principalmente durante o período de ampliação da rodovia. “O trecho para o qual financiamos melhorias é uma rota estratégica, tanto por sua extensão quanto pelo volume de tráfego que comporta, além de ser uma das principais rotas para acessar a região Nordeste do país”, frisa.