Teve abertura na manhã desta quinta-feira (31) e segue até o dia 02 de agosto, no Complexo Multieventos da Universidade do Vale do São Francisco (UNIVASF), em Juazeiro, o Internacional COOP Semiárido, evento realizado pela WEX Business, em parceria com o Sistema Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), de Pernambuco e Bahia.
Patrocinado pela Unimed Vale do São Francisco e Sicredi, o evento contou com a participação de três representante de OCBs de todo Nordeste, além do vice-prefeito de Juazeiro (Tiano Félix) e os presidentes das Câmaras de Vereadores das duas cidades: Mitú do Sindicato (Juazeiro) e Gabriel Menezes (Petrolina).
O CEO da WEX Business, Luis Branco, em sua fala de abertura, explicou que a realização do evento se deu após um desafio feito pelo presidente da OCB Pernambuco, Malaquias Ancelmo. “O discurso dele nos encantou, falando sobre o desenvolvimento do Vale do São Francisco, que tem sido feito através das cooperativas. Então firmamos o propósito de realizar o ICS no Semiárido, que está presente em todas as regiões do Nordeste. “Fazer aqui no Vale ainda é mais significativo, porque estamos em um ponto de desenvolvimento fantástico e precisamos dar ressonância a esse desenvolvimento. Queremos sair daqui com o Manifesto ICS, trabalhado por todos os presentes, e levá-lo para o restante do Brasil, abraçar a América Latina e o mundo.”, explica Branco.
De acordo com o presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), Guilherme Coelho, o Semiárido nordestino concentra uma das maiores riquezas econômicas do país e tem um papel estratégico na fruticultura regional e nas exportações de manga e uva para o mundo.
Para o presidente da OCB Pernambuco, Malaquias Ancelmo, a realização do ICS é a oportunidade de mostrar ao mundo que o Semiárido não é terra marcada por sofrimento. “Esse evento foi discutido e sonhado em um hotel em Lisboa, Portugal. Conversamos sobre o porque de não discutir o papel do cooperativismo no Semiárido. Essa região não pode ser marcada por sofrimento, porque aqui tem desenvolvimento e tecnologia. Estamos aqui para pensar, refletir em como o movimento do cooperativismo pode ajudar no desenvolvimento da região. Essa é a oportunidade de construirmos um mundo melhor para nós e para as próximas gerações”, ressalta Malaquias.
Logo após a abertura, os participantes do ICS tiveram a oportunidade de assistir a palestra do mestre em Agronomia pela Universidade Hebraica de Jerusalém, Luiz Dimenstein. O assunto foi novas tecnologias em BioFertirrigação, tratamentos de águas, pós-colheita, fertilizantes enriquecidos e fitossanidade amigável. Ana Maria Botelho, representando a Cooperativa Agrícola Nova Aliança, achou importante participar. “A cooperativa que estou aqui representando produz e exporta uva, então a palestra foi enriquecedora, pois nos mostrou técnicas que são aplicáveis em campo. Além disso, participar desse evento nos dá a oportunidade de conhecer outros cooperativistas e entender que temos condições de cuidar das nossas dificuldades juntas. Podemos mostrar ao mundo que o Semiárido é um lugar de produção e prosperidade”, conclui Ana.
Plantio de Mudas – Ainda na manhã desta quinta-feira, a organização do ICS, acompanhados do vice-prefeito de Juazeiro e do representante do Legislativo de Petrolina, fizeram o plantio de mudas na Ilha do Fogo. As mudas foram cedidas pela empresa Agrovale.