Internacional COOP Semiárido tem abertura de sucesso no Vale do São Francisco

Teve abertura na manhã desta quinta-feira (31) e segue até o dia 02 de agosto, no Complexo Multieventos da Universidade do Vale do São Francisco (UNIVASF), em Juazeiro, o Internacional COOP Semiárido, evento realizado pela WEX Business, em parceria com o Sistema Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), de Pernambuco e Bahia.

Patrocinado pela Unimed Vale do São Francisco e Sicredi, o evento contou com a participação de três representante de OCBs de todo Nordeste, além do vice-prefeito de Juazeiro (Tiano Félix) e os presidentes das Câmaras de Vereadores das duas cidades: Mitú do Sindicato (Juazeiro) e Gabriel Menezes (Petrolina).

O CEO da WEX Business, Luis Branco, em sua fala de abertura, explicou que a realização do evento se deu após um desafio feito pelo presidente da OCB Pernambuco, Malaquias Ancelmo. “O discurso dele nos encantou, falando sobre o desenvolvimento do Vale do São Francisco, que tem sido feito através das cooperativas. Então firmamos o propósito de realizar o ICS no Semiárido, que está presente em todas as regiões do Nordeste. “Fazer aqui no Vale ainda é mais significativo, porque estamos em um ponto de desenvolvimento fantástico e precisamos dar ressonância a esse desenvolvimento. Queremos sair daqui com o Manifesto ICS, trabalhado por todos os presentes, e levá-lo para o restante do Brasil, abraçar a América Latina e o mundo.”, explica Branco.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), Guilherme Coelho, o Semiárido nordestino concentra uma das maiores riquezas econômicas do país e tem um papel estratégico na fruticultura regional e nas exportações de manga e uva para o mundo.

Para o presidente da OCB Pernambuco, Malaquias Ancelmo, a realização do ICS é a oportunidade de mostrar ao mundo que o Semiárido não é terra marcada por sofrimento. “Esse evento foi discutido e sonhado em um hotel em Lisboa, Portugal. Conversamos sobre o porque de não discutir o papel do cooperativismo no Semiárido. Essa região não pode ser marcada por sofrimento, porque aqui tem desenvolvimento e tecnologia. Estamos aqui para pensar, refletir em como o movimento do cooperativismo pode ajudar no desenvolvimento da região. Essa é a oportunidade de construirmos um mundo melhor para nós e para as próximas gerações”, ressalta Malaquias.

Logo após a abertura, os participantes do ICS tiveram a oportunidade de assistir a palestra do mestre em Agronomia pela Universidade Hebraica de Jerusalém, Luiz Dimenstein. O assunto foi novas tecnologias em BioFertirrigação, tratamentos de águas, pós-colheita, fertilizantes enriquecidos e fitossanidade amigável. Ana Maria Botelho, representando a Cooperativa Agrícola Nova Aliança, achou importante participar. “A cooperativa que estou aqui representando produz e exporta uva, então a palestra foi enriquecedora, pois nos mostrou técnicas que são aplicáveis em campo. Além disso, participar desse evento nos dá a oportunidade de conhecer outros cooperativistas e entender que temos condições de cuidar das nossas dificuldades juntas. Podemos mostrar ao mundo que o Semiárido é um lugar de produção e prosperidade”, conclui Ana.

Plantio de Mudas – Ainda na manhã desta quinta-feira, a organização do ICS, acompanhados do vice-prefeito de Juazeiro e do representante do Legislativo de Petrolina, fizeram o plantio de mudas na Ilha do Fogo. As mudas foram cedidas pela empresa Agrovale.

Verifique também

Obras de requalificação do canal do Vale do Grande Rio entram em nova fase neste mês

Quem vive nas proximidades do canal do bairro do Vale do Grande Rio, em Petrolina, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online