No dia 03 de dezembro, das 8h às 15h30, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE) será palco do 2º Workshop do Programa de Pós-Graduação em Perícias Forenses. O evento, que reunirá especialistas e profissionais da área para debater temas relevantes e atuais sobre perícia no âmbito jurídico, terá espaço no auditório da OAB-PE. A inscrição, que custa R$ 30,00, está disponível no Sympla (acesse aqui). Os participantes terão direito a certificado on-line.
Para o presidente da OAB-PE, Fernando Ribeiro Lins, a realização do evento reforça o papel da Ordem como promotora de iniciativas que qualificam a atuação profissional. “A OAB-PE está sempre empenhada em apoiar ações que ampliem o conhecimento técnico e promovam o debate sobre temas cruciais para o aprimoramento do sistema de justiça. Este workshop é uma oportunidade de aprendizado e de troca de experiências fundamentais para os profissionais que lidam com perícias forenses”, destacou.
O presidente da Comissão de Perícias Forenses da OAB-PE, Diogo Ramos, também ressaltou a importância do evento. “Nosso objetivo é reunir especialistas da área para discutir os desafios e avanços da perícia forense, além de estimular o aperfeiçoamento contínuo dos profissionais. A realização do evento na OAB-PE reflete o compromisso da Comissão com a excelência técnica e a disseminação de boas práticas”, afirmou.
O evento promete proporcionar um espaço rico em debates, abordando temas que impactam diretamente a atuação de peritos e operadores do Direito.Confira a lista dos palestrantes e os temas que serão apresentados:
– Raissa Tenório de Moura Aragão – “Conduta dos profissionais de saúde frente à violência contra crianças e adolescentes”
– José Winalan de Oliveira – “Aspectos médico legais da análise toxicológica em vítimas de acidente de trânsito”
– Alexsandro Marques da Silva – “Aspectos jurídicos, sociais e culturais do feminicídio”
– Flávia Constantino de Souza Chaves – “Identificação humana pela queiloscopia em recém-nascidos e crianças”
– Artur Cavalcanti de Paiva – “Identificação das vítimas de acidente de massa”
– Manuella Cássia Peixoto Villa Nova – A importância da prova pericial nas demandas de dano corporal
– Carla Vanusa Alves Maciel – “Abortamento previsto em lei: o que pode influenciar o acesso às vítimas ao serviço de saúde”
– Kamila Valleska da Costa Souza – “Decisões judiciais sobre erros odontológicos no estado de Pernambuco”
– Márcio José Calaça da Silva Júnior – “Judicialização da saúde de crianças e adolescentes no Núcleo 4.0 da Saúde da Infância e Juventude – PE”
– Renato Fazio – “A atuação da advocacia criminal na investigação defensiva e a preservação dos vestígios da cena do crime sob a ótica da cadeia de custódia”
– Maria Cristiane Santana de Morais – “Identificação humana pelas características do pavilhão auricular em recém-nascidos e crianças”
– Andréia Felix Soares – “Acurácia da avaliação morfométrica dos ossos calcâneos e tálus para estimativa do sexo”
– Yasmin Lima Nascimento – “Variação anatômica do canal mandibular: um recurso na odontologia legal?”
– Mauro José Catunda Luna – “Perfil toxicológico de vítimas fatais em sinistro de trânsito”
– Ericka Monaliza Pereira Carvalho – “Acolhimento de mulheres vítimas de violência durante a investigação criminal forense”
– Felipe de Araújo Nunes – “Óbitos por arma branca: aspectos médico-legais”
– Rafaela Natário Pontes – “Impressões digitais (ABIS) como instrumento de precisão para identificação civil de recém-nascidos”
– Flávio Pinheiro Falcão – “Fatores precipitantes e caracterização do suicídio”
– Sabryna Feitosa Ferreira do Amaral Freire – “O impacto da inteligência artificial (IA) na escalada da violência cibernética”
– Jales de Brito Meneses – “Aspectos do risco cardiovascular em militares”
– Aline do Nascimento Silva – “Achados periciais em tanatologia forense das vítimas não reclamadas e inumadas”
– Histephane Maria Bezerra de Vasconcelos – “Programas de apoio às mulheres vítimas de violência doméstica”
– Maria Clara de Avelar Brito Silva – “Violência contra pessoa idosa”
– Marta Victor de Araújo – “Saúde mental e atividade laboral de oficiais de justiça do Poder Judiciário”
– Robson Silva de Siqueira – “Abordagens multidisciplinares para compreender e combater a violência contra a pessoa idosa”
– Tatiana Oliveira Felix Correia – “A importância das tecnologias de reconhecimento facial na persecução penal”