Entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro, o Centro de Convenções de Recife sediou a 14ª Bienal dos Estudantes, promovida pela União Nacional dos Estudantes (UNE). O evento reuniu milhares de estudantes de todo o Brasil para debater temas fundamentais para a educação e o futuro do país.
Durante a programação, foram realizadas diversas oficinas, incluindo uma com o tema “Desafios da Interdisciplinaridade no Novo Plano Nacional da Educação”. Para os povos indígenas, a defesa e o fortalecimento da educação indígena são essenciais para garantir um futuro melhor para as próximas gerações.
O Fórum Deliberativo da UNE reuniu representantes de quase 4 mil entidades estudantis, discutindo pautas, aprovando resoluções e fortalecendo o movimento estudantil. Cabrobó-PE esteve representado por uma Delegação Indígena, com a presença das lideranças Tiago Atikum, Magna Atikum e Jurandir Atikum, além de membros da Organização da Juventude Indígena Truká (OJIT). Povos Atikum, Truká e Pankará participaram ativamente, levando suas demandas e propostas voltadas à educação.
O evento reforçou a importância da luta indígena por um ensino de qualidade e reafirmou o compromisso dos estudantes na transformação do Brasil. “Diga ao povo que avancem, avançaremos!”