Iluminação especial no Congresso comemora os 35 anos do Sistema Único de Saúde (SUS)

A fachada do Congresso Nacional se ilumina de azul nesta terça (23) e quarta-feira (24) para celebrar os 35 anos do Sistema Único de Saúde (SUS), reconhecido como conquista democrática da população brasileira.

Estabelecida pela Constituição de 1988 e oficializada em 1990, a criação do SUS se fundamenta nos princípios da universalidade, integralidade e equidade. O sistema assegura aos brasileiros acesso gratuito e de qualidade à saúde, por meio da oferta de assistência básica, vacinação e terapias integrativas.

Ao longo de sua existência, houve a consolidação do SUS como o maior sistema público de saúde do mundo, com reconhecimento internacional em áreas como vacinação, transplantes e combate a epidemias. Sua atuação destaca-se principalmente na oferta de saúde integral, acompanhando o cidadão em todo o ciclo da vida. Essa abrangência inclui prevenção, vigilância sanitária, assistência primária e especializada, além de pesquisa e educação em saúde.

Todos os anos, o SUS faz 2,8 bilhões de atendimentos. A dimensão do sistema público de saúde brasileiro é incomparável globalmente, com 70% da população do país dependendo exclusivamente de seus serviços. Mesmo quem contrata plano de saúde particular se beneficia de serviços do SUS, utilizando, por exemplo, o Programa Nacional de Imunização e o SAMU 192, serviço de ambulância que atende emergências em todo o país.

Programas como Farmácia Popular, Estratégia Saúde da Família, Brasil Sorridente e Mais Médicos também são destaques do SUS.

Verifique também

Prefeitura de Petrolina reforça importância da arborização urbana para enfrentar as altas temperaturas

Com as altas temperaturas típicas deste período do ano, a Prefeitura de Petrolina, através da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online